Fichamento Dondis1

1075 palavras 5 páginas
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes. 1991. P. 51-83

O capítulo 03 do livro Sintaxe da Linguagem Visual, de DONDIS (1991) discorre acerca dos elementos visuais enquanto substância básica daquilo que enxergamos. A autora lista dez elementos: o ponto, a linha, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Tais elementos são a matéria-prima de toda informação visual e a estrutura da obra determina quais elementos visuais estão presentes e com que ênfase isso ocorre.

De acordo com Dondis (1991), o que conhecemos sobre a interação e o efeito da percepção humana acerca do significado visual vem das pesquisas da psicologia da Gestalt – psicologia da forma – que tem por base teórica a compreensão de que um sistema é formado por partes interatenuantes que podem ser isoladas e reunidas no todo, mas que é impossível modificar qualquer destas partes sem que se modifique todo o sistema, uma vez que as obras são concebidas para existir como uma totalidade bem equilibrada. No entanto o ponto de vista do qual melhor podemos analisar uma obra visual é a decomposição dos seus elementos constitutivos.

A autora coloca que a escolha e a manipulação dos elementos visuais que serão utilizados depende do efeito que o artista pretende passar, além disso evidencia-se que a liberdade e a diversidade de opções compositivas são fundamentais para o comunicador visual. Destaca-se também a importância de concentra-se nos elementos visuais individuais para compreender e analisar a estrutura como um todo. A partir daí, Dondis pontua os dez elementos visuais por ela listados inicialmente.

O ponto aparece como a unidade de comunicação visual mais simples, no entanto é um elemento que apresenta grande poder de atração visual sobre o olho humano. Quando utilizados em grande número e justapostos os pontos criam uma ilusão de tom, além disso uma série de pontos tem a capacidade de dirigir o olhar e tal capacidade pode ser intensificada

Relacionados