Estudo Dirigido Morfom Dica F

491 palavras 2 páginas
Estudo dirigido morfomédica I
Barra

Comente sobre a filogênese do Sistema Nervoso.
Fale sobre os componentes principais do protoplasma.
O que é um arco reflexo?
Dê as etapas de um arco reflexo.
O que é um arco reflexo simple?

1) A primeira função do Sitema Nervoso foi adaptar os organismos aos mais diversos tipos de ambientes. Os primeiros neuronios surgiram como celulas que se diferenciam das demais para receber estímulos do meio-ambiente, transmitindo-os às células musculares para gerar uma resposta adaptativa. A primeira aparição de um possivel Sistema Nervoso foi na Ameba (organismo unicelular) que quando tocada, se afasta rapidamente daquilo que a tocou, porém suas reações são muito rudimentares. Em seres um pouco mais evoluídos, como as esponjas, ja se observa a diferenciação do Citoplasma. Os celenterados foram os primeiros organismos a apresentar células nervosas propriamente ditas. Nos tentaculos de uma anemona do mar, por exemplo, aparecem células nervosas unipolares, com um só prolongamento denominado de Axônio, que faz contato com as células musculares situadas mais profundamente. Ese era o Sistema Nervoso DIfuso. Esse Sistema foi substituido nos Platelmintos e Anelideos por um Sistema Nervoso Central. Neles encontram-se dispositivos nervosos bem mais complexos do que apresentados nos celenterados. No epitélio da superfície do animal existem neurônios, que por meio de seu axônio, estão ligados a outros neurônios, que por sua vez possuem um axônio que faz conexão com os músculos.

2)Irritabilidade - Propriedade de ser sensível a um estímulo. Permite a uma célula detectar as mudanças do meio ambiente.
Condutibilidade - Capacidade de conduzir um estímulo através do Protoplasma determinando uma resposta em outra parte da célula.
Contrabilidade - Contrção - encurtamento da célula visando fugir de um estímulo nocivo.

3)O arco reflexo é a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do animal, ou seja, é um estímulo que

Relacionados