Fichamento do Livro Cultura: um conceito antropológico – Roque de Barros Laraia

Páginas: 12 (2839 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013
Fichamento do Livro Cultura: um conceito antropológico – Roque de Barros Laraia

Primeira Parte
Da Natureza da Cultura ou da Natureza à Cultura
“Este volume trata da discussão de um dilema: a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana.” (pág. 10)
“Mesmo antes da aceitação do monogenismo, os homens se preocupavam com a diversidade de modos decomportamento existentes entre os diferentes povos.” (pág. 10)
“Montaigne (1533-1572) procurou não se espantar em demasia com os costumes dos Tupinambá, de quem teve notícias e chegou mesmo a ter contato com três deles em Ruão, afirmando não ver nada de bárbaro ou selvagem no que diziam a respeito deles, porque
na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.” (pág. 13)
“Desdea antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos.” (pág. 13)
“Tanto o determinismo geográfico como o determinismo biológico, como mostraremos a seguir, foram incapazes de resolver o dilema proposto no início deste trabalho.” (pág. 16)

1. O Determinismo Biológico
“São velhas e persistentes asteorias que atribuem capacidades específicas inatas a “raças” ou a grupos humanos.” (pág. 17)
“Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.” (pág. 17)
“Segundo Felix Keesing, ‘não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criançahumana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado’.” (pág. 17)
“A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.” (pág. 19)
“A antropologia tem demostrado quemuitas atividades atribuídas às mulheres em uma cultura podem ser atribuídas aos homens em outra.” (pág. 19)
“A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.” (pág. 19)
“Mesmo as diferenças determinadas pelo aparelho reprodutor humano determinam diferentes manifestações culturais.” (pág.19)
“Resumindo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.” (pág. 19-20)

2. O Determinismo Geográfico
“O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidadecultural.” (pág. 21)
“A partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.” (pág. 21)
“A posição da moderna antropologia é que a‘cultura age seletivamente’, e não casualmente, sobre seu meio ambiente, ‘explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura e na história da cultura’.” (pág. 24)
“As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meioambiente.” (pág. 24)
“A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas próprias limitações: um animal frágil, provido de insignificante força física, dominou toda a natureza e se transformou no mais temível dos predadores. Sem asas, dominou os ares; sem guelras ou membranas próprias, conquistou os mares. Tudo isto porque difere dos outros animais por ser o único que possui...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro cultura: um conceito antropológico, roque de barros laraia
  • Fichamento do livro de LARAIA, Roque de Barros- Cultura: um conceito antropológico.
  • FICHAMENTO DO LIVRO “CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO” DE ROQUE DE BARROS LARAIA
  • Fichamento do livro cultura: um conceito antropologico de roque de barros laraia
  • Resenha laraia, roque de barros. cultura: um conceito antropológico.
  • Resenha cultura
  • Resenha sobre o livro: cultura – um conceito antropológico, de roque de barros laraia
  • Rsenha do livro Cultura: Um conceito antropológico (Roque de Barros Laraia)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!