fichamento

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2013
LARAIA, Roque de Barros, 1932- Cultura: uni conceito antropológico / Roque de Barros Laraia. – 14.ed. – Rio de Janeiro: Jorge “Zahar Ed., 2001 (Antropologia Cultural).

FICHAMENTO ANALITICO¹Rodrigo Evangelista dos Santos²


Em seu livro, Laraia busca desenvolver um conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos e demonstrar como a cultura influencia ocomportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica.
Em seu livro, Roque de Barros trata da discussão de um dilema: a conciliação da unidadebiológica e a grande diversidade cultural da espécie humana. “A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados”. (Laraia, p.01, 1° paragrafo)
O autor retrata o homem como umser que define a sua cultura superior a de outros homens. “Se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade eacabariam preferindo os seus próprios costumes, tão convencidos estão de que estes são melhores do que todos os outros.” (Laraia, p.02, 3° paragrafo)
Também há um claro preconceito com as demais culturas.“... na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra” (Laraia, p.04, 1° paragrafo). As diferenças genéticas não diferenciam a diversidade cultural existente. “não existecorrelação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.” (Felix Keesing). Como exemplo podemos tomar uma criança africana, que logo após o seunascimento é levada para o Brasil e criada por brasileiros, ela ira assumir características culturais típicas brasileiras. Pode-se tomar essa questão como um consenso entre os antropólogos.
O conceitode Cultura, pelo menos como utilizado atualmente, foi definido pela primeira vez por Edward Tylor. A mente humana, opôs o nascimento é tomada como um recipiente vazio que pode ser enchido, assim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento
  • fichamento
  • fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!