Fichamento do ivro: Elementos da semiótica aplicados ao design

618 palavras 3 páginas
Entrada ou Título geral: ELEMENTOS DA SEMIÓTICA APLICADOS AO DESIGN

Referência:
NIEMEYER, Lucy. Elementos da semiótica aplicados ao design. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

Resumo geral do livro: Lucy Niemeyer nos apresenta não só todo o conceito de semiótica, mas também nos ensina a aplicá-lo em um projeto de design. O livro contém nove capítulos:
1º Sucessivos e cumulativos requisitos no design;
2º Design e comunicação;
3º Elementos de semiótica;
4º Semiótica aplicada ao projeto de design;
5º Signo;
6º Dimensões do produto;
7º Identidade do produto;
8º Referências no produto;
9º Proposta de uma abordagem semiótica do projeto de design.
“O objetivo deste trabalho é facilitar a iniciação à semiótica e promover o seu emprego no design, para que o projeto atenda aos requisitos de significação.” (NIEMEYER, 2007, p. 16)
Após uma breve e clara introdução, Lucy nos informa desde quando o produto começou a se adequar ao usuário até como realizar este processo. “A existência de um produto decorre da possibilidade de abordagem de um problema, dos meios disponíveis, das restrições presentes e das metas visadas.” (NIEMEYER, 2007, p. 21). “O produto diz de si próprio: suas qualidades e características, o seu modo de produção, o que serve e para quem se dirige.” (NIEMEYER, 2007, p. 21). A partir daí e no decorrer do livro Lucy esclarece os significados e conceitos de algumas palavras influentes do contexto como: semiótica, semiose, objeto, interpretador, mensagem, gerador, signo, interpretante, objeto dinâmico, objeto imediato, entre outras. Explica que os signos se organizam em códigos, constituindo sistemas de linguagem, formando a base de toda e qualquer forma de comunicação.
Num primeiro momento vamos entender por semiótica a teoria geral do signo, ou seja, o estudo do significado das coisas do mundo. Todas as coisas existentes no mundo nos emitem a todo instante, uma sequência de signos, que necessitam de uma significação. Mas não é por ai que a

Relacionados