Fichamento do Governo Chavista

387 palavras 2 páginas
Fichamento: UNICAP 2013.1- TPE – Fichamentos – Fichamento ponto 1
Aluno: Pedro Henrique
Curso: Direito - MD4
Professor: Pablo Falcão

Critérios:

Argumentos a favor, Istoé:

Argumentos contra, revista Época:

Comentários:

Visão de governo:
“Os pobres da Venezuela têm motivos para prantear Chávez, morto aos 58 anos. Até os críticos mais severos reconhecem a eficiência de sua política de combate às desigualdades sociais”.
(pág. 76)
“Líder carismático, Chávez foi, no entanto, péssimo governante. Quando se analisa friamente o seu desempenho como administrador, constata-se seu fracasso em fazer da Venezuela um país melhor”.
(pág. 40)
Nestas duas citações, percebe-se as divergências de pensamentos relativos ao modo de governo de Chávez, de um lado exaltando o amparo aos mais desfavorecidos e de outro a visão capitalista direitista.

Pontos de vista:
“Antes de Chavez, a Venezuela investia 8% do PIB em ações sociais. Com ele, o numero subiu para 14%. Em 1999, um quarto dos venezuelanos vivia na pobreza extrema, índice comparável ao de nações Africanas desvalidas. Hoje, o percentual é de 7% [...]”
(pág. 76 )
“Ainda que o governo Chávez tivesse alcançado sucesso estrondoso em indicadores sociais, seu saldo continuaria negativo por ter corroído o estado de Direito – o ambiente saudável em que cidadãos e organizações conhecem seus direitos e deveres”.
(pág. 56)
Nesses trechos, volta a ser retomada a visão centro esquerda e direitista novamente, onde uma demonstra o mérito a qual Chávez teve em diminuir a pobreza em seu país, enquanto a revista época o critica pelo fato dele restringir a liberdade de imprensa e expulsar várias organizações privadas de seu país.

Erros cometidos por Chávez em seu governo:

“Ele não assimilou a lição do ex-presidente brasileiro Lula: é preciso afagar, de um lado, os excluídos, mas é necessário também ser próximo de empresários, banqueiros e investidores. Só assim um país anda. Só assim a economia

Relacionados