Fichamento de Transcrição

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Fonoaudiologia





Elias Tiago Nunes Vales – Matrícula: 1411572-2




FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO DAS UNIDADES:

Unidade II – Tipos de Conhecimento
Unidade IV – A Pesquisa Científica


















Fortaleza, CE
Setembro, 2014
Unidade IITipos de Conhecimento
“..................................................................................................................”
“O conhecimento, em suas diversas perspectivas, é um produto da consciência humana. Como ‘sujeitos do conhecimento’ podemos elaborar conceitos, idéias, significados, juízos, teorias acerca dos objetos, dos fatos, da realidade. Também podemos voltar nossaconsciência sobre nós mesmos, nos colocando como objeto de conhecimento. ‘Conhece-te a ti mesmo’ já dizia a mensagem do santuário dedicado ao deus Apolo, na cidade grega de Delfos. Como ser reflexivo, o sujeito tem conhecimento das coisas, de si e do próprio conhecimento.”(pag.2)
“..................................................................................................................”“O primeiro deles é de que o conhecimento é histórico, dinâmico, processual. Um vira ser, que se transforma, que nunca se completa. É no curso de sua existência histórica, que os seres humanos produzem conhecimento.” (pag.2)
“..................................................................................................................”
“O senso comum é o conhecimento construído com base nasexperiências cotidianas do presente e no legado de experiências passadas, transmitidas de geração a geração. É um conhecimento sensível, ou seja, proveniente dos nossos sentidos, um conhecimento empírico, baseado na observação e na vivência.” (pag.3)
“..................................................................................................................”

“Sendo um conhecimentoimediato e construído sem uma sistematização, o senso comum fica, muitas vezes, superficial e circunscrito às aparências dos fenômenos. A realidade, no senso comum, costuma ser percebida de forma naturalizada [...].” (pag.3)
“.............................................................................................................”
‘“Mito é uma narrativa considerada verdadeira por aqueles que arecebem. [...] mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.” (pag.4)
“As narrativas míticas nos falam, principalmente, sobre a origem das coisas: dos astros, da terra, dos seres humanos, das guerras, dasdoenças, da morte, do poder, das injustiças sociais... e fornecem respostas e explicações para fatos obscuros, incompreensíveis ou que, por sua dureza e crueldade, precisam ser esquecidos.[...] (pag.4)



“..................................................................................................................”

“[...]A religião é um vínculo que liga o profano (compreendido como o mundoda natureza e o mundo social) e o sagrado (compreendido como o mundo sobrenatural). A crença na existência de um mundo sobrenatural, habitado por divindades resulta da percepção de uma ordem externa, independente da vontade ou da ação humana, e responsável pela nossa existência e pela nossa finitude.[...] (pag.5)
“A religião, como vínculo, estabelece uma dupla ligação: une os homens entre si,propiciando uma experiência de pertencimento a uma comunidade solidária na fé, e liga os homens com o sagrado, possibilitando uma experiência de transcendência.” (pag.6)
“Os fiéis buscam, através da religião, explicações para a origem, a forma, a vida e a morte de todos os seres e dos próprios humanos.” (pag.6)
“Assim como o conhecimento mítico, o conhecimento religioso baseia-se no princípio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento transcrição
  • FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO
  • Fichamento de Transcricao
  • FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO
  • Fichamento de transcrição
  • Fichamento de transcrição
  • Fichamento por transcrição: A ordem do discurso
  • Fichamento de transcrição: Segredos da comunicação escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!