Fichamento de Concepções de geografia e de geografia escolar no mundo contemporâneo. Autor: Lana de Souza Cavalcanti

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Autor: Lana de Souza Cavalcanti
Título: Concepções de geografia e de geografia escolar no mundo contemporâneo
Objetivos do texto: Mostrar como a geografia escolar se diferencia da acadêmica e como as duas se relacionam no mundo contemporâneo. Fala sobre os objetivos da geografia escolar e de algumas preocupações teóricas relacionadas ao seu ensino.
Resumo:
A globalização é um fenômeno quenos obriga a considerar a construção de espaços de relações mais integrados em que estão profundamente interrelacionados local/regional e o global.
Aexperiência da globalização acentuou dos fenômenos: a homogeinização dos espaços da sociedade e a ampliação das desigualdades.
Desenvolvimentodas chamadas tecnologias da comunicação e da informação.Com a globalização se torna possível presenciartodos os fenômenos e acontecimentos.
Acomunicação de massa tem levado a um processo de homogeneização cultural.
Aspectos desse contextohomogeinizador estão presentes de algum modo em todas as cidades, o que acaba por padronizar aspectos do cotidiano das pessoas que ali vivem.
Constata-se também uma diversidade dos grupos que nela vivem, uma multiplicidade de redes sociais, e manifestaçõesculturais.
Porisso, destaca-se que a sociedade urbana tem se tornado mais complexa, mais individualizada e mais multi eintercultural. E nela, os comportamentos urbanos diversificaram-se, ao passo que algumas pautas culturais globalizaram-se e homogenizaram-se.
Outracaracterística ainda é o multiculturalismo, que pode ser destacado como uma intensificação da convivência entre povos de diferentes partesdo mundo e com diferentes culturas ocasionados pela maior comunicação entre as pessoas do mundo inteiro, pelo maior deslocamento dos povos e pela facilitação relativa à entrada e saída de países em diferentes regiões.
O contexto atual é na verdade, um de uma nova cultura, de novos processos de identidade civil de um novo espaço, de uma nova territorialidade ou de uma“desterritorialização/reterritorialização".
O espaço com o objeto da análise geográfica é concebido não como aquele da experiência empírica, mas sim como uma abstração, uma construção teórica, uma categoria de análise que permite apreender a dimensão da especialidade das nas coisas do mundo. O espaço geográfico é, desse modo, concebido e construído intelectualmente como um produto social e histórico, que se constitui emferramenta que permite analisar a realidade em sua dimensão material e em sua representação.
Entende-se que o real é complexo, composto por elementos subjetivos e objetivos, naturais e sociais, o que encaminha o discurso geográfico na busca das inter-relações entre esses elementos e da eliminação das dicotomias.
A geografia brasileira, seja acadêmica, seja escolar, institucionalizou-se no início doséculo XX. Essainstitucionalização está vinculada ao seu ensino.
A partir de 1980, se destaca odenominado “movimento de renovação da geografia". Esse período foi inicialmente marcado pela disputa de hegemonia de dois núcleos principais, um aglutinador uma geografia de da tradicional, que se mantinha tal como se aventurar nas primeiras décadas do século 20, e outra o que representava uma geografianova, que buscava superar a tradicional é a nova crítica de uma orientação marxista.
Noâmbito da geografia escolar como é a geografia como era ensinada não atraía os alunos, não havia uma consciência da importância dos conteúdos ensinados por essa matéria, por ela vinculado era inútil. Servindo, antes do projeto político de formar com sentimento de patriotismo acrítico, estático e naturalizados, amemorização tornou se o principal objetivo da metodologia.
Desdesempre procurou-se atribuir significados à geografia que se ensina para os alunos.Questionava a estrutura dicotômica e fragmentada do discurso. Deum lado estavam os fenômenos naturais e de outros humanos.
Maisdo que localizar edescrever elementos da natureza, da população e da economia, de forma separada propunha-se uma nova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FICHAMENTO Geografia Escolar e Procedimentos de Ensino numa Perspectiva Sócia construtivista LANA DE SOUZA CAVALCANTI
  • CONCEPÇÕES DE GEOGRAFIA E DE GEOGRAFIA ESCOLAR NO MUNDO CONTEMPORÂNEA
  • CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. BH,...
  • Geografia do mundo contemporâneo
  • A Geografia e suas concepções
  • Resumo capítulo 3 do livro GEOGRAFIA, ESCOLA E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS Lana cavalcanti
  • Geografia escolar
  • A geografia escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!