Fichamento de Benjamin Constant - Da liberdade dos antigos comparada a dos modernos

Páginas: 6 (1274 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos.
Observando as características do governo da Lacedemônia, notamos a aristocracia monarca onde o poder dos reis era limitado por autoridades religiosas e também política sua participação no governo de forma ativa, não representava uma tirania, ela própria estava vinculada ao tipo. Em relação aos povos gauleses notamos a religião, a classe militare a nobreza, privilégios soberbos e ao mesmo tempo privilégios que oprimia os plebeus.
Em Roma os magistrados possuíam uma figura representativa, tinha a missão de porta-voz dos plebeus, porém o povo também exercia parte dos direitos políticos temos exemplo das reuniões que eram feitas para julgar e até mesmo formular leis. Os plebeus eram organizados e essa organização contribuía para o desejode uma liberdade, liberdade essa não garantida por esse sistema, ou seja, o sistema romano.
A liberdade moderna está relacionada ao fato de não está submetido senão as leis, prisão, ser apenado, estava diretamente ligado no direito de opinar, escolher sua ocupação e exercê-la, comprar e vender, e está relacionando com outros indivíduos. Portanto, eles possuíam o direito de uma participaçãoadministrativa onde eram consideradas pelo governo. O fato de possuir todos os direitos acima não os dava privilégios como vemos na liberdade moderna. Temos o exemplo da liberdade religiosa que para nós é um privilégio, na antiguidade era visto como algo negativo. Os antigos não possuíam privacidade familiar e eram regulados até mesmo os seus costumes, por isso tudo estava de baixo do julgo da lei.Concluímos então que os indivíduos exerciam poderes públicos e nunca podiam usar desse poder em suas vidas particulares. Na modernidade, ao contrário do que vimos acima o indivíduo não pode usar o seu poder privado em sua vida pública.
Observamos que dentre todos os Estados antigos citados, Atenas possui maior semelhança com a modernidade, principalmente quando o assunto é justiça social, ondehavia grande limitação. Um dos fatores que faz de Atenas semelhante ao mundo moderno, era a atividade comercial exercida por eles, diferente de Roma. Essa atividade contribuía para tal liberdade. Comparando o mundo moderno ao mundo antigo deparamos com uma divisão geográfica totalmente oposta, os estados atuais menores são ainda maiores do que Esparta ou Roma. Com isso, criavam-se entre eles atritosfamiliares. A outra comparação está ligada a guerra e o comércio, pois através deles os povos alcançavam ou tinha como objetivo o mesmo fim. O comércio, a religião e o grande progresso no conhecimento e na moral do ser humano foram banidos à escravidão nas nações europeias, o fim da escravidão também trouxe aos povos livres uma diminuição no lazer provocado pela falta do trabalho escravo. Com issohomens livres poderão exercer qualquer profissão atendendo assim qualquer necessidade da sociedade. O comércio garantia ao homem uma grande independência individual, pois atende suas necessidades e satisfaz os seus desejos.
O mundo moderno não mais pode usufruir da liberdade exercida pelos antigos cujo poder coletivo tinha total participação, nossa liberdade é composta somente pelaindependência da nossa vida privada, hoje a população tem uma participação mais abstrata do que os da antiguidade, que ao contrário de nós estava disposto a qualquer sacrifício para mantes seus direitos políticos e o privilegio de sua participação na administração do Estado, ou seja, tinham a consciência de sua importância social. Nos dias de hoje, não existe mais tal importância fazendo com que o individuonão note a influência que exerce sobre as decisões que envolvem o Estado moderno. Para nós, o mundo moderno valoriza ao contrário do mundo antigo a nossa independência individual, os objetivos dos antigos estava totalmente ligado a interesses sociais e não particulares.
Analisando o pensamento de Mably, entendemos que o mesmo faz critica ao luxo, conforto e o comércio, ele defende a maneira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Da liberdade dos antigos comparada à dos modernos
  • Da liberdade dos antigos comparada à liberdade dos modernos benjamin constant (((resumo)))
  • Três pontos fundamentais para caracterizar a diferença entre os antigos e os modernos no texto "da liberdade dos...
  • Da liberdade dos antigos comparada á dos Modernos
  • A liberdade dos antigos comparada a dos modernos
  • Da liberdade dos antigos à liberdade dos modernos
  • Liberdade dos antigos e dos modernos
  • benjamin Constant

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!