ghgh
SAÚDE – NESCON/FM/UFMG – FEVEREIRO DE 1998
TEMA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
CONCEITOS FUNDAMENTAIS E ORGANIZAÇÃO
Autora: Sibele Maria Gonçalves Ferreira
Pesquisadora do NESCON / FM / UFMG
Abril / 1999
9
OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA DOCENTES DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO MUNICIPAL NA ÁREA DE
SAÚDE – NESCON/FM/UFMG – FEVEREIRO DE 1998
TEMA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
OBJETIVO GERAL
Propiciar a apreensão de conceitos fundamentais relacionados a um Sistema de
Informação em Saúde e introduzir algumas referências para organização e utilização do mesmo, considerando os "Sistemas de Abrangência Nacional" existentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Qual a importância de um Sistema de Abordar os conceitos fundamentais Informação em Saúde (SIS)? referentes a um SIS, a saber: sistema, dado, informação, situação de saúde, indicador e
Sistema de Informação em Saúde (SIS).
Como deve ser, para que e para quem Discutir o modelo de SIS, sua função para o deve servir um SIS? processo de gestão do Sistema de Saúde e identificar seus principais usuários.
Quais informações minimamente devem Identificar as informações que basicamente ser produzidas por um SIS? devem ser produzidas e disponibilizadas por um SIS, destacando a importância dos indicadores de saúde.
Quais são os passos fundamentais para a Introduzir os passos fundamentais para a organização de um SIS? implantação ou aperfeiçoamento de um SIS.
I. Qual a importância e o que é um Sistema de Informação em Saúde?
I.1 A importância de um Sistema de Informação em Saúde
Sem nenhuma dificuldade, poderíamos listar uma infinidade de situações cotidianas onde as informações são utilizadas para orientar a tomada de decisões. Por exemplo: como estão as condições climáticas (temperatura, chuva etc.) para decidir sobre que tipo de roupa vestir; quais são as