Fichamento da Obra Descasos

Páginas: 13 (3102 palavras) Publicado: 16 de abril de 2015

COLEGIADO DE DIREITO
Sociologia Geral e Jurídica
ALUNO

TURMA


FICHAMENTO

Descasos









PARIPIRANGA/2014-2
1. CREDENCIAIS DO AUTOR
SZAFIR, Alexandra Lebelson. Descasos. 1º. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
  Alexandra Lebelson Szafir é paulista e conhecida em todo o Brasil pelo seu brilhantismo como advogada. É filha de uma das mais tradicionais e socialmente bem colocadas famíliasjudias do País, estudou no difícil colégio israelita I.L.Peretz e formou-se em direito pela Universidade de São Paulo. Tem um casal de filhos (Pedro e Isabella) e três irmãos: Salomão, Priscila e o ator e empresário Luciano Szafir (gêmeo da irmã). Seu pai se chama Gabriel, sua mãe é a empresária, estilista e socialite Betty Szafir.
SZAFIR, Alxandra Lebelson. Descasos. [online] Disponível naInternet via WWW.URL: Arquivo Capturado em 18 de Setembro de 2014.

2. RESUMO DA OBRA
A obra a ser fichada, apresenta-se como relatos de inúmeros casos da área criminal brasileira, com as mais revoltantes situações, cujos fatos ocorridos denotam a fragilidade do nosso sistema judiciário brasileiro, e a incompetência das autoridades que detêm o poderio da administração da justiça nacional. Comefeito, outro corriqueiro acontecimento, dar-se ao problema da super lotação nas penitenciárias brasileiras, por conta da falta de organização nos processos e execuções penais, que prescrevem por conta do excesso de tempo que ficam alojados nas varas criminais. Sem mais delongas, é plausível ressaltar, a nobreza e o afinco de muitos advogados pelo país, que trabalham intensivamente em prol doacesso à justiça para todos, ou melhor, para quem não possui meros recursos que o possibilite o almejo de tal coisa.
3. CITAÇÕES E PARECER POR CAPÍTULO
Citações dos Capítulos I e VII (respectivamente):
“Em seguida, ele começou a falar, despertando o magistrado de seu sono. E, ao que parece sua excelência acordou de mau humor, pois, irritado, viu o advogado ali sentado e fez algo extremamenterude e prejudicial à defesa: interrompeu a fala (e a linha de raciocínio) do causídico.” (p. 14)
“Sua excelência, o juiz, ficara indignado ao perceber que um preso ousara entrar em sua sala sem estar devidamente algemado e o coloca de lá para fora, decretando: ‘Na minha Vara, preso só entra algemado!’.” (p. 41)
Parecer dos Capítulos I e VII:
Na passagem destes capítulos, o autorressalta a questão do comportamento de muitos magistrados, que compõe um grupo primordial do sistema judiciário brasileiro. Com efeito, tal cargo supracitado, denota aos demais, superioridade profissional, uma vez que, o respeito e o tratamento destinado a essa classe, é de extrema visão valorativa. Com isso, é perceptível notar, que tal status o faz confundir sua autoridade com uma inexistentesuperioridade aos demais grupos sociais que necessitam de sua assistência. Dessa forma, insta salientar, que tal fato a ser explanado, é a causa mais provável do surgimento de magistrados com um mau caráter profissional, sem o mínimo e devido respeito com a quem deve tratar.
Citações dos Capítulos II e XII (respectivamente):
“Coloquei as alternativas que tínhamos e ela optou pela ultima,principalmente para poupar os filhos, já sofridos, mas também porque, segundo ela me disse, lhe parecia mais justa, ainda que sem intenção, tinha mesmo matado seu marido.” (p. 16)
“Em dado momento de sua vida, ela arrumou um companheiro, alcoólatra, que se instalou em sua casa. Os maus-tratos chegaram ao ponto de ele trazer mulheres para o lar. Certo dia, quando ia bater nela como era decostume, ela o matou.” (p. 55)
Parecer dos Capítulos II e XII:
Com tais citações explanadas acima, nota-se que, o autor demonstra nessas passagens, a triste realidade da violência contra a mulher em muitas comunidades brasileiras, principalmente as mais pobres, com localização residencial precária com mínimas condições de subsistência. Com tais problemas assim relatados, deriva-se á margem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento Livro Descasos
  • Fichamento Qual A Tua Obra
  • Fichamento, qual é a tua obra?
  • Fichamento de obras
  • FICHAMENTO OBRA
  • Fichamento da obra a politica de aristoteles
  • Fichamento da obra "O desafio do Conhecimento"
  • Fichamento da obra "Ética e Pesquisa"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!