Fichamento testemunha ocular – os filhos de malinowski

723 palavras 3 páginas
FICHAMENTO

Testemunha Ocular – Os filhos de Malinowski

➢ “Não se aprende o exótico recuando das imediatidades do contato para as simetrias do pensamente (...) . Ele é aprendido quando o sujeito se deixa perder, ou deixa talves perder sua alma, nessas imediatidades .” (p. 103) ➢ “Como Tristes trópicos e as “Operações on the Akobo”, o Diário no sentido estrito da palavra projeta-nos com uma força repentina nas peculiaridades de uma estratégia distinta de construção do texto antropológico. Como demonstram meus excertos, o problema que o Diário destaca em primeiro plano, e com o qual (...) fica quase completamente absorto, é, que a vida nativa, quando se pretende tentar essa abordagem da etnografia pela imersão total” (p.104) ➢ “Para o etnógrafo, colocar o alcance de sua sensibilidade(...) no centro de sua etnógrafia é criar para si um tipo característico problema de construção de texto: tornar seu relato fidedigno, tornando fidedigna a sua própria pessoa.” (p. 106) ➢ “Isso porque, muito antes de existir o Diário para dramatizar esse fato para os destentos, Malinowski formulou a questão do ‘Estar lá’ em sua forma mais radical , se não necessariamente a mais produtiva.” (p.111) ➢ “A eles foi legado não um método de pesquisa como tantas vezes se supõe(...) mais um dilema literário: a descrição Participante.

O problema para reformulá-lo nos termos mais prosaicos (...) é representar o processo de pesquisa no produto da pesquisa; escrever etnografia de modo a colocar numa relação inteligível as interpretações que alguém faz de uma sociedade (...). Comprometer-se com uma concepção essencialmente biográfica do Estar Lá, em vez de uma concepção refletiva,aventureira ou observacional , é comprometer-se com uma abordagem da construção de texto”. (p.112)

➢ “A maneira mais direta de reunir o trabalho de campo como contato pessoal e a etnografia como relato fidedigno é transformar a forma Diário, que Malinowski usou para seus

Relacionados