Fichamento Calvino Seis Propostas

Páginas: 7 (1589 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
FICHAMENTO: CALVINO, Ítalo. Seis Propostas Para o Próximo Milênio: Lições Americanas / tradução Ivo Barroso — São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

O livro apresenta as comunicações preparadas por Ítalo Calvino para uma série de conferências em Harvard acerca do próximo milênio, a era tecnológica pós-industrial, e o questionamento acerca do destino da literatura e do objeto livro como otemos hoje, sobre o que afirma: “há coisas que só a literatura com seus meios específicos pode nos dar” (p. 11). Organizado posteriormente, no ano de 1985, aponta argumentos, na visão do autor, fundamentais a Literatura. Segundo o autor, os livros modernos mais admirados são aqueles que possuem diferentes formas de estilo de expressão, narrativa e formas de pensar. Pensando a literatura comouniversal, sem distinções de língua e caráter nacional, formula as propostas: Leveza, Rapidez, Exatidão, Visibilidade, Multiplicidade e Consistência.
A primeira proposta, intitulada Leveza, está associada à precisão e a determinação, e apresenta-se enquanto valor literário em oposição ao peso. O conferencista busca expressar as razões pelas quais a leveza é considerada um valor, a partir da elaboraçãode seu ideal nos textos e lugar no presente e futuro da literatura. Para ele o mundo é a matéria-prima da literatura e, por si, é uma “pedra”, referindo-se ao “pesadume”, a inércia e a opacidade do mundo. A partir dai utiliza-se do mito de Perseu e Medusa, permitindo que seu discurso se elabore a partir das imagens da mitologia. A leveza de Perseu olhando o mundo de forma indireta é o caminhometafórico para atingir este ideal. A leveza é dificilmente encontrada na vida cotidiana, em decorrência da necessidade de mudar o ponto de observação, usar outra lógica e outra ótica para ver o mundo. “As imagens de leveza que busco não devem, em contato com a realidade presente e futura, dissolver-se como sonhos’’(p.19). Neste caminho, faz referências a autores diversos, como Cavalcanti e Ovídio,em busca de exemplos que façam com que o leitor imagine o quão necessário é a experiência de reunir instrumentos numa combinação capaz de alcançar a volatilidade da leveza, descrevendo-a como algo mais leve que uma nuvem, que uma pulverulência, uma espécie de campo de impulsos magnéticos (p. 27). No entanto, não podemos admirar a leveza da linguagem se não conhecermos a linguagem dotada de peso.Os defeitos do narrador inepto, enumerados por Boccaccio, são principalmente ofensas ao ritmo; mas são também os defeitos de estilo, por não se exprimir apropriadamente segundo os personagens e a ação, ou seja, considerando bem, até mesmo a propriedade estilística exige rapidez de adaptação, uma agilidade da expressão e do pensamento. ’(p. 53)

Este trecho faz referência a proposta de Rapidezque, segundo o autor, é imprescindível tanto quanto o retardamento na literatura. Trata-se, no que tange ao estilo, de mobilidade e desenvoltura. Questiona a duração, a conveniência em poupar o leitor de detalhes determinados em favor do ritmo, da lógica na narrativa. Calvino vê a rapidez como o nó de uma rede de correlações invisíveis (p. 47), a ferramenta essencial para a continuidade danarrativa, fazendo com que o leitor transite num campo de forças que envolve um liame verbal (que pode ser uma palavra que dê ideia de continuidade) e um liame narrativo (elemento que sustenta a narrativa numa relação lógica de causa e efeito). Segundo o autor, a economia de tempo é boa, pois dá a liberdade de saltar de um assunto para o outro sem perder a chance de divagar sobre tal. A divagação oudigressão é usada como estratégia de multiplicar o tempo de conclusão, causando uma fuga permanente. O leitor deve sentir uma velocidade física e mental na narrativa. Existe aqui uma preocupação com a estrutura e o estilo a fim de alcançar força sugestiva, além da busca constante pela melhor maneira de trabalhar a relatividade do tempo, ora dilatado, ora contraído, ora linear, ora descontínuo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Italo Calvino
  • Fichamento
  • Fichamento do texto “Uma proposta metodológica”
  • Fichamento
  • Fichamento da primeira parte do livro Seis estudos de psicologia
  • Fichamento texto Uma proposta metodológica, Vicente Del Rio
  • Fichamento do livro de jovens e adultos-Teoria, prática e proposta
  • Calvino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!