biofisica

Páginas: 9 (2100 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
ANÁLISE
Como diz RODRIGUES (1993, 1996, a, b), toda interação terapêutica tem inicio, desenvolvimento e encerramento com a pessoa que precisa de ajuda têm características especiais que o diferencia dos demais encontros do terapeuta com paciente. Este primeiro contato comporta três finalidades distintas porem concomitantes: diagnóstica, fixação de um contrato(proposta terapêutica).
A interaçãoda enfermeira com a tia da paciente foi diagnóstica pois ofereceu oportunidades de reconhecimento e observação mútuas. Os dados primários puderam ser captados através dos sentidos e reações instintivas da enfermeira frente às situações relatadas de tal forma que houve até um momento da relação em que esta exclamou “Meu Deus!”, com toda a naturalidade.
Tia- E nem eu tenho dinheiro prá ficargastando na passagem, que sempre fica R$ 125cada.
Enfermeira - É bem caro, não dá pra ficár indo e vindo... Como é que está a família da Sra. lá?
Tia- A minha filha, a minha... O meu... Tenho um menino com 15 anos, que toma remédio controlado; tenho a menina com 9 anos estudando; tem outra com 11. Tem meu marido que toma comprimido prá pressão, um pela manhã, um pela noite... desempregado.
Enfermeira- Meu Deus!
Tia- Pois é...
Esta interação foi diagnóstica também porque a pessoa que precisava de ajuda pôde seguir o curso natural de sua comunicação e, com raros momentos de corte, a enfermeira esteve concentrada na queixa expressa e pôde formar uma idéia bastante próxima da realidade dos fatos que estavam acontecendo.
Através das pistas oferecidas pela tia, na comunicação, foi possívelconhecer a situação da paciente, contextualizada e com detalhes, de forma a ajudar a equipe de enfermagem a compreendê-la melhor, visto que ela própria não tinha condições de expressar-se verbalmente.
Por ter tido a sensibilidade necessária para deixar fluir a comunicação naturalmente (sem a preocupação comumente usada em se fazer um inquérito da vida da paciente), a senhora entrevistada relatoudetalhadamente desde os fatos atuais, os seus sentimentos, os da paciente e os do marido, até a história pregressa com antecedentes pessoais e de saúde, informações sobre a assistência recebida e suas expectativas.
A adequação do posicionamento da enfermeira permitiu-lhe ainda ajudar a entrevistada a clarificar algumas comunicações. Ela própria (entrevistadora) colocou suas impressões para verificarse estavam sendo adequadamente interpretadas, como ilustram os trechos abaixo:
Tia - Aí casou-se, né? E ficou... Depois que ela casou na Igreja, ela num foi mais lá em casa Mais todo...
Enfermeira - A Sra... Mora aonde?
Tia - Eu moro no Juazeiro do Norte.
Enfermeira- Juazeiro do Norte.
Tia - É. Então todo sábado, e quando eu num ligava pra ela no sábado, ligava no domingo... Aí, vez emquando passava até 15 dias sem ligar por que... O telefone era numa casa vizinha e a gente sempre ficava ressabiado de chamar a pessoa pra...
Enfermeira - Ficava preocupado.
Tia - Se preocupa um pouco, né?
Enfermeira - Isso.
Tia - Então, agora a pouco, o sogro dela comprou telefone; então ficou bem mais fácil,
aí...
Enfermeira - É que ela morava com o sogro e a sogra?
Tia - É, morava dentro dacasa do sogro e da sogra. Então ela sempre falava pra mim que vinha moleza, que tinha desânimo no corpo...
Note-se que a enfermeira fez um corte na comunicação da tia da paciente que dizia: mais todo... Entretanto, ela respondeu à pergunta da enfermeira sobre a localização de sua moradia, mas, imediatamente, retornou ao assunto que para ela era mais importante naquele momento: a vida da paciente.No final deste mesmo trecho, a enfermeira quis confirmar a informação sobre a residência da paciente. A informante respondeu e voltou imediatamente a focalizar a paciente.
Apesar de alguns momentos de ansiedade, em que a enfermeira interviu de forma não muito adequada, a interação da enfermeira com a tia (mãe da paciente) foi terapêutica.
A entrevistada deve ter percebido real interesse da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • Biofisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!