ficha tecnica

Páginas: 6 (1486 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2015
FICHA DO ABACAXI


Nome científico
Ananas comosus L. Merril
Família
Bromeliaceae


Considerado o “Rei das Frutas”, por sua beleza, o abacaxi é uma das frutas tropicais mais famosas. É nativa da América e pertence à família das bromeliáceas. Na verdade, o abacaxi é uma infrutescência – cada frutilho é um fruto independente que se funde com os outros no processo de crescimento em umaespiral sobre o eixo central (miolo). Um abacaxi possui em média 100 a 200 frutilhos que amadurecem progressivamente da base ao topo (coroa), o que explica a diferença de sabor entre a base e o topo. No ETSP as variedades mais comercializadas são: Havaí (Smooth Cayenne) (variedade mais plantada no mundo) e Pérola e em menor escala: Gomo-de-Mel e Gold (MD-2).

A variedade Havaí possui formatocilíndrico, coroa pequena praticamente sem espinhos, polpa amarela, rica em açúcar, acidez média. O fruto é adequado para a industrialização e para o consumo como fruta fresca. A variedade Pérola é a mais plantada no Brasil, possui formato cônico, coroa longa e com espinhos, apresenta polpa branca, elevado teor de açúcar, baixa acidez e bastante suco. A variedade Jupi se assemelha muito à Pérola,diferindo principalmente no formato cilíndrico do fruto. A variedade Gomo-de-Mel, conhecida como “abacaxi em gomos” é exótica, de tamanho pequeno, sabor doce, suculência e textura macia e seu grande atrativo é a possibilidade de destacar os frutilhos quando a fruta está madura, não sendo necessário descascar o abacaxi para consumi-lo. A variedade “Gold”, veio da América Central, onde existem grandesplantios para a exportação para os Estados Unidos e Europa. Foi introduzida no mercado brasileiro visando exportação. A sua coloração de polpa é amarela forte, formato cilíndrico, coroa pequena-média e folha sem espinhos. Ela foi Havaí e domina o mercado de exportação.

A Ficha do Abacaxi é uma ferramenta de decisão na escolha da classificação de melhor custo-benefício e de auditoria norecebimento do produto e estabelece padrões mínimos de qualidade e homogeneidade. Ela está organizada em cinco partes:
Opções de escolha na solicitação de compra
Equivalência das classificações: Cotação da CEAGESP, Mercado Atacadista e Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura
Padrão mínimo de qualidade
Escolha da classificação de melhor Custo-Benefício
Algumas conclusões

Opções deescolha na solicitação de compra


Produto
Abacaxi
Variedades mais comuns
Havaí, Pérola, Jupi, Gold e Gomo de Mel
Tamanhos (segundo a Cotação da CEAGESP)
Graúdo, Médio e Miúdo.
Obediência ao padrão mínimo de qualidade


Indicativos dos estágios de maturação do abacaxi

A coloração da casca do abacaxi nem sempre é um indicativo seguro de doçura. Frutas cultivadas em regiões maisquentes, em geral, têm a casca mais verde e são menos ácidas que as frutas cultivadas em climas mais amenos, mas podem ser tão ou mais saborosas.
Folhas soltando da coroa indicam que o abacaxi foi colhido há alguns dias e não podem ser utilizadas como indicativos de maturação do fruto.
O grau de abertura da malha do abacaxi é um bom indicativo de maturação: quanto mais aberta a malha, mas madura emais doce é a fruta, com raríssimas exceções.




Malha Fechada
Malha Aberta





Equivalência das classificações: Cotação da CEAGESP, Mercado Atacadista e o Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura


A compra para os Serviços de Alimentação exige a caracterização precisa do alimento e uma base para a negociação de preços. A base de negociação mais utilizada é aCotação de Preços da CEAGESP, um serviço diário de monitoramento dos preços praticados de venda do atacado para o varejo: maior, menor e mais comum. Os preços são levantados nos maiores atacadistas de cada produto e passam por uma análise estatística para a divulgação.



Variedades
Cotação CEAGESP
Mercado Atacadista
No de frutos /caixa
Programa Brasileiro
Kg/fruto
Havaí
Graúdo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficha tecnica
  • Ficha tecnica
  • FICHA TÉCNICA
  • Ficha técnica
  • FICHA TECNICA
  • ficha técnica
  • Ficha técnica
  • fichas técnicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!