ficha de leitura El Comunismo

Páginas: 7 (1534 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2014







Estado e Sistemas Políticos
Docente: Dr. Fernando Ruivo

Ficha de Leitura: El Comunismo








Carlos Frazão 2012146190
Carlos Oliveira 2012169241

Texto: El Comunismo
Autor: Hanno Drachsler



Introdução

No âmbito da cadeira Estado e Sistemas Políticos, cadeira do primeiro semestre do segundo ano da Licenciatura em Sociologia, da Faculdade de Economia daUniversidade de Coimbra, dada pelo Professor Doutor Fernando Ruivo, coube ao nosso grupo fazer a apresentação dos dois primeiros subcapítulos do texto “El Comunismo” de Hanno Drachsler, e ficha de leitura correspondente.
Este foi um texto bastante interessante, a maior dificuldade prendeu-se com o facto de o texto ser em espanhol, apesar de esta ser uma língua vizinha e bastante semelhante ànossa interferiu com a nossa interpretação e compreensão do texto em algumas partes, no entanto acreditamos que compreendemos o texto correctamente e assimilámos tudo o que era suposto.
No primeiro subcapítulo, intitulado “La concepción de Karl Marx y Friedrich Engels”, isto é, a concepção de Marx e Engels, o autor fala sobre a perspectiva de Marx e Engels sobre o Comunismo, ou seja, como elesinterpretavam o comunismo, o que era para eles o comunismo. No segundo subcapítulo, “El gobierno bolchevique bajo Lenin”, ou seja, o governo bolchevique segundo Lenin, fala sobre a tentativa de Lenin implementar i comunismo, como ele interpretou as teses de Marx e Engels e como as adaptou.
Segue-se uma explicação mais detalhada de cada um destes subcapítulos.
1. La concepción de Karl Marx yFriedrich Engels
(A concepção de Karl Marx e Friedrich Engels)

Ainda hoje as teorias de Marx e Engels servem de guia a todas as formas de dominação comunista. Apesar de não terem feito uma descrição detalhada sobre conteúdo e organização da sociedade comunista, criaram um método de análise da organização social da sua época. Ambos sabiam que o seu trabalho científico era também político e serviria de“arma” a uma classe, o proletariado.
Esta classe, o proletariado, tinha uma “missão” histórica, a de eliminar a ameaça capitalista de dominar o Mundo.
Marx e Engels partiam do pressuposto de que as formas de produção de bens na sociedade, não só condicionavam a economia mas toda a organização da mesma. Assim, uma vez que a determinadas forças produtivas correspondiam certas condições sociais,a alteração destas forças produtivas levariam à alteração das condições sociais a elas inerentes, e como consequência uma transformação da forma social.
Posto isto era claro para Marx e Engels que era necessário eliminar o capitalismo, pois a apropriação privada dos bens produzidos nada tinha a ver com a produção social e isto agravava a crise e a luta de classes.
Para a eliminação docapitalismo era necessária uma revolução social, para isto era necessário o desenvolvimento de uma consciência de classe revolucionaria no proletariado, isto é, a constituição de um proletariado como “classe em si”.
Mas para uma revolução socialista não bastava um proletariado que a concretiza-se, era também necessário uma burguesia cujas forças de produção fossem tão desenvolvidas quanto possível,para que se pudessem aniquilar as diferentes classes sociais.
Marx e Engels ainda defendiam que esta revolução só seria possível como uma acção simultânea e de uma vez dos povos soberanos, pressupondo o desenvolvimento universal das forças produtivas e comércio mundial. Países como Inglaterra, Alemanha, França e Estados Unidos da América, deveriam, simultaneamente, aderir à revolução, pois esteseram civilizados e considerados soberanos.
O primeiro objectivo desta revolução passaria por transformar da classe oprimida, o proletariado, em classe dominante, para isto era necessário, através da revolução, destruir o sistema estatal burguês e criar um novo Estado, uma ditadura do proletariado.
O Estado Proletário inicialmente poria à disposição o mesmo sistema legal e de ordem existentes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficha de Leitura
  • ficha de leitura
  • FICHA DE LEITURA
  • ficha de leitura
  • Ficha de Leitura
  • Ficha de Leitura
  • ficha de leitura
  • Ficha de leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!