rotulagem

Páginas: 7 (1506 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ- UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE- CCS
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA

GESSIANE FERREIRA CARDOSO DA SILVA






ROTULAGEM DE ALIMENTOS












TERESINA – PI
2014
GESSIANE FERREIRA CARDOSO DA SILVA







ROTULAGEM DE ALIMENTOS
PROF.ª ESP. NARA VANESSA DOS ANJOS BARROS


MONITORES:
GLEYSON MOURA DOSSANTOS
VANESSA RODRIGUES DE ARAUJO ALVES










TERESINA-PI
2014
INTRODUÇÃO
A legislação brasileira define rótulo como toda inscrição, legenda ou imagem, ou toda matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do alimento. Tais informações destinam-se a identificar a origem, a composição e ascaracterísticas nutricionais dos produtos, permitindo o rastreamento dos mesmos, e constituindo-se, portanto, em elemento fundamental para a saúde pública. Cabe ressaltar que, no Brasil, as informações fornecidas através da rotulagem contemplam um direito assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor que, em seu artigo 6°, determina que a informação sobre produtos e serviços deve ser clara e adequada e "comespecificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”. A rotulagem dos alimentos, ao orientar o consumidor sobre a qualidade e a quantidade dos constituintes nutricionais dos produtos, pode promover escolhas alimentares apropriadas, sendo indispensável, no entanto, a fidedignidade das informações. Tem sido observado que asfalhas na legislação vigente no Brasil propiciam o repasse de informações incorretas, que podem gerar confusão, principalmente no que tange à informação nutricional complementar (INC) e às normas sobre alimentos para fins especiais. Entretanto, o acesso à informação correta sobre o conteúdo dos alimentos, por ser um elemento que impacta a adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis,configura-se, em seu conjunto, uma questão de segurança alimentar e nutricional (CÂMARA et al., 2008).
A rotulagem nutricional de alimentos tornou-se obrigatória no Brasil em 1999, com a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As principais resoluções da diretoria colegiada (RDC) referentes à rotulagem de alimentos industrializados no Brasil são: RDC 259/02 que trata dadefinição e estabelecimento de medidas e porções, estabelecendo, inclusive, a medida caseira e sua relação com a porção correspondente em gramas ou mililitros e detalhando os utensílios geralmente utilizados, suas capacidades e dimensões aproximadas; e a RDC 360/03 que estabelece, dentre outras especificações, a declaração obrigatória nos rótulos de alimentos industrializados de: valor energético, teor decarboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Permite critério de arredondamento e admite uma variabilidade de 20% na informação nutricional, autorizando a obtenção dos dados de nutrientes por meio de análises físico-químicas ou por meio de cálculos teóricos baseados na fórmula do produto, obtidos de valores de tabelas de composição dealimentos ou fornecidos pelos fabricantes das matérias-primas (LOBANCO et al,2009).
A rotulagem nutricional de alimentos é um apoio valioso para os consumidores, dando-lhes a oportunidade de conhecer a composição do alimento, a segurança quanto à ingestão de nutrientes e energia, bem como informações importantes para a manutenção de sua saúde. A legislação na área de alimentos deve ser vista comoestratégia para auxiliar na redução dos índices de obesidade, das deficiências nutricionais e das doenças crônicas não transmissíveis associadas ao padrão de consumo (FERREIRA et al, 2007).























METODOLOGIA
A análise foi realizada no laboratório de Bromatologia e Bioquímica de Alimentos da Universidade Federal do Piauí.
Observou-se primeiramente o rótulo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rotulagem
  • rotulagem
  • Rotulagem
  • ROTULAGEM
  • rotulagem
  • Rotulagem
  • Rotulagem
  • Rotulagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!