fghsfh

1505 palavras 7 páginas
PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, UNIVERSAIS LINGÜÍSTICOS E TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO1
Luiz Antonio GOMES SENNA2

RESUMO: O que há entre universais lingüísticos e a psicogênese da língua escrita? Neste artigo, levanto algumas questões polêmicas sobre um possível problema conceitual no uso da lingüística chomskyana numa teoria semiótica de alfabetização. Os universais de Chomsky — baseados no Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LAD) e numa mente modular — podem comprometer todo o projeto de abordagem psicogenética do desenvolvimento da língua escrita, uma vez que não existe nenhuma motivação filogenética, com base na qual se possa tratar da alfabetização de modo similar ao empregado para explicar a aquisição da língua materna.
PALAVRAS-CHAVE: Universais lingüísticos; dispositivo de aquisição da linguagem; alfabetização; neoconstrutivismo.
Discuto aqui a natureza da Psicogênese da Língua Escrita, tal como definida na teoria neoconstrutivista de alfabetização, focalizando um de seus aspectos mais particulares: a adoção do conceito de universais lingüísticos, conforme apresentado no modelo chomskyano de aquisição da linguagem. Meus objetivos com essa discussão são dois:
(i) definir a natureza do objeto considerado na teoria lingüística defendida por Chomsky, buscando verificar se é
- 1 - PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, UNIVERSAIS LINGÜÍSTICOS E TEORIAS DE ALFABETIZAÇÃO1
Luiz Antonio GOMES SENNA2

RESUMO: O que há entre universais lingüísticos e a psicogênese da língua escrita? Neste artigo, levanto algumas questões polêmicas sobre um possível problema conceitual no uso da lingüística chomskyana numa teoria semiótica de alfabetização. Os universais de Chomsky — baseados no Dispositivo de Aquisição da Linguagem (LAD) e numa mente modular — podem comprometer todo o projeto de abordagem psicogenética do desenvolvimento da língua escrita, uma vez que não existe nenhuma motivação filogenética, com base na qual se possa tratar da alfabetização de modo similar

Relacionados