Felicidade: uma análise a partir das concepções Dantescas e Vincianas.

2339 palavras 10 páginas
FELICIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DANTESCAS E VINCIANAS.

OLIVEIRA, Viviane (GETSEAM/DHI/UEM)
OLIVEIRA, Terezinha (PPE/DFE/UEM)

Introdução
O presente trabalho tem como finalidade analisar o conceito de felicidade nas obras de Dante Alighieri e Leonardo Da Vinci. Ambos pensadores direcionam tal conceito à virtude intelectual do homem, ou seja, ao conhecimento. Porém, apesar das semelhantes atribuições, o conhecimento é visto de forma distinta entre esses intelectuais, refletindo a mudança no contexto histórico na Baixa Idade Média. A partir dessa análise é possível compreender as transformações que ocorreram no conhecimento medieval e concomitantemente nas virtudes humanas deste período. O recorte temporal corresponde aos séculos XIII-XVI, limitando-se geograficamente a Península Itálica. A metodologia do trabalho é de cunho bibliográfica e a fundamentação teórica na História Social. Portanto compreendemos a História enquanto longa duração, ou seja, é a partir do seu entendimento que podemos repensar a sociedade atual, fornecendo uma prática aos estudos teóricos. Dessa forma o conhecimento nunca é perdido de uma época à outra, mas sempre acumulado. Assim justificamos, que a relevância desse trabalho para compreender e abordar as questões contemporâneas referentes à educação.
Num primeiro momento analisaremos os contextos histórico-culturais de Dante Alighieri e Leonardo da Vinci. Apontaremos as aproximações e as distinções desses dois perfis, objetivando refletir acerca das principais transformações dentro da própria Baixa Idade Média. Após essa análise, pensaremos a respeito das obras: Convívio e Monarquia, escritos por Dante Alighieri e alguns pensamentos, alegorias e fábulas escritas por Leonardo da Vinci, nos restringindo a análise da felicidade em ambos.
Desenvolvimento
Dante Alighieri é considerado um dos maiores representantes do pensamento político-filosófico da baixa Idade Média. A sua complexidade e totalidade enquanto

Relacionados