febre tifoide

Páginas: 3 (613 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Febres Tifóide e Paratifóide e as Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar
 
Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar
 São as doenças ocasionadas pela ingestão de alimentos e/ou águacontaminados por microrganismos, toxinas e outros agentes químicos ou físicos. As principais doenças de veiculação hídrica e/ou alimentar são as causadas por agentes biológicos, como a amebíase, a giardíase,as gastroenterites, a hepatite viral do tipo A, a cólera, as febres tifóide e paratifóide, entre outras.
 
Febres Tifóide e Paratifóide
A febre tifóide é uma doença causada pela Salmonella Typhi,que é uma bactéria intestinal que coloniza somente seres humanos. Pode acometer adultos e crianças, de ambos os sexos e ocorre em todas as estações do ano. A febre paratifóide é considerada uma doençasimilar, geralmente de menor gravidade, sendo ocasionada pela bactéria Salmonella Paratyphi A, B ou C.
 
 Salmonella typhi
 
Sinais e Sintomas
A doença é aguda e apresenta como principaissintomas:febre prolongada, dor abdominal, diarréia ou obstipação, náuseas, vômitos, cefaléia e, às vezes, erupção (manchas vermelhas) na pele. A duração da doença, quando tratada, é de aproximadamente três aquatro semanas. Os pacientes, durante o curso da doença e na convalescença, eliminam em suas fezes e urina a Salmonella Typhi (portador transitório). O indivíduo também pode infectar-se com abactéria e não adoecer, isto é, não apresentar sintomas, mesmo assim pode eliminar pelas fezes a Salmonella Typhi, por um ano ou mais (portador crônico).
 
Diagnóstico e Tratamento
O diagnosticodefinitivo requer o isolamento das bactérias no sangue, na urina, nas fezes ou na medula óssea. O tratamento é realizado com antibióticos específicos para as Salmonellas Typhi ou Paratyphi A, B ou C.
 Transmissão
A transmissão ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo as Salmonellas Typhi ou Paratyphi. Na maioria das vezes é contaminada pelo portador da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Febre Tifóide
  • febre tifoide
  • FEBRE TIFÓIDE
  • Febre Tifóide
  • FEBRE TIFOIDE
  • Febre tifoide
  • Febre tifóide
  • febre tifoide

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!