fator

Páginas: 14 (3306 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
REINO ANIMAL
O reino animal é formado por seres que se caracterizampela significativa sensibilidade e mobilidade. Envolve os seres heterotróficos e aeróbicosdesprovidos de celulose e clorofila. Suasprincipais características: possuem um ativo metabolismo, organização centralizada, meiointerno constante, sistema de excreção, crescimentodiferencial e diferenciação de camadas no desenvolvimentodosembriões.
Divisão 
É dividido em dois reinos: Protozoários (animais unicelulares) e Metazoários (animais com várias células).
Os Protozoários podem se reproduzir (exemplo:amebas) por simples divisão ou podem apresentar cicloreprodutivo como os esporozoários. Sendo os animaismais simples os que possuem apenas uma célula(unicelulares), supõe-se que estes tenham derivado todos os outros. Estagrande divisão possui inúmeros representantes vivendo em habitat diversos, podendo viver isoladamente ou em colônias (grupos organizados) que geralmente se multiplicam porbipartição. Alguns protozoários causam doenças graves ao homem e a outros animais.
Os Metazoárioscompreendem os animais constituídosde grande número de células. Essegrupo émuito complexo,indo desde as esponjas até osanimaissuperiores, que desenvolveram órgãos, aparelhos e sistemasaltamente especializados(circulatório,excretor, digestório,nervoso, muscular etc).
Quantidade de espécies 
Biólogos calculam  em 1.300.000 o número de espécies animais, sendo que dentro de uma mesma espécie há diferenças entre raças, macho e fêmea e adultos e larvas. Existem aproximadamente 32.000 protozoários; 3.000 espongiários; 9.000celenterados (corais, medusas, etc); 7.000 vermes de corpo chato, 3.000 de corpo roliço; 4.800 equinodermos (ouriços do mar, estrelas do mar, etc); 40.000 moluscos (caramujos, ostras, etc); 6.000 anelídeos (minhocas, sanguessugas, etc); 25.000 crustáceos (camarões, escorpiões, etc); 8.000 artrópodes (lacraias, piolhos-de-cobra, etc), 660.000 insetos (baratas, formigas, gafanhotos, etc); 15.000 peixes,1.900 anfíbios (sapos, rãs, etc); 4.000 répteis (jacarés, cobras, tartarugas, etc); 25.000 aves e 15.000 mamíferos.
Curiosidade: 
- O maior animal vivo é a baleia azul que atinge 30 metros de comprimento.




REINO VEGETAL 
As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica queas distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos, seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese.
Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.
As plantas, juntamente com outros seresfotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra.
Segundo a hipótese mais aceita,elas evoluíram a partir de ancestrais protistas. Provavelmente, esses ancestrais seriam tipos de algas pertencentes ao grupo dos protistas que se desenvolveram na água. Foram observadas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nas algas verdes como nas plantas.
 

A partir dessas e de outras semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais diretas dasplantas.
Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses fatores são importantes no processo da respiração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fatores
  • fator
  • fatores
  • Fatores
  • fatores
  • fator
  • fatores
  • o fator

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!