FATEC SENAI 5S E ISO 9001

835 palavras 4 páginas
FATEC SENAI TRÊS LAGOAS
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

5S E ISO 9001

TRÊS LAGOAS /MS
2013

ALEXANDRE BALIEIRO
BRUNO FERREIRA
DANIEL MARQUES
JOSÉ HENRIQUE
ROBERT ALMEIRINDO
MATEUS ROCHA

5S E ISO 9001

Trabalho Apresentado em Técnico em Edificações –Três Lagoas /MS, na Disciplina de Q.S.M.S, Ministrada pelo Professor Mauro Yoshitani, para obtenção parcial do Módulo Básico 1.

TRÊS LAGOAS /MS
2013
O QUE É 5S?
O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura. A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S.
QUANDO SURGIU?
Surgiu no Japão, após a segunda guerra mundial, durante a crise da competitividade, surgiu de necessidades, pós-guerra.

QUAIS SÃO ELES?

Programa 5s
O estabelecimento de um Programa 5s é, de fato, o meio ideal para se estabelecer a cultura 5s efetivamente na empresa. Não é raro encontrar iniciativas 5s que não deram certo por falta de estruturação do programa. A falta de método, de estrutura e de definição de padrões contribuem para o fracasso do programa. Por outro lado, o treinamento, a implementação dos 5s acompanhada de perto e a criação de meios de acompanhamento e avaliação parcial das implementações praticamente garantem uma implementação de sucesso e uma mudança cultural consistente.

CADA 5S COM SEUS SIGNIFICADOS
SEIRI: SENSO DE DESCARTE: se refere a evitar o que for desnecessário, ou o “senso de utilização”. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, passando-o para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando, conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo.
SEITON: SENSO DE ORGANIZAÇÃO: significa deixar tudo em ordem, ou o “senso de organização”. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o

Relacionados

  • O saber e o querer fazer
    33135 palavras | 133 páginas
  • Segurança e qualidade
    39378 palavras | 158 páginas
  • Relatorio
    14405 palavras | 58 páginas
  • Ppc Cst Em Marketing Ead Unesa
    121528 palavras | 487 páginas