farmacologia

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
Respostas – ED 1 – FARMACOLOGIA

1- Farmacodinâmica descreve os efeitos fisiológicos nas células ou organismo. Estuda o mecanismo de ação da droga e seus efeitos terapêuticos e determina a dosagem.

2- Farmacocinética descreve o mecanismo de absorção da droga. Descreve o processo de distribuição da droga. Descreve o processo de metabolismo ou biotransformação da droga. Descreve o processo deeliminação ou excreção da droga.


3- Os fármacos são utilizados como preventivo curativo ou como agente de diagnóstico.

4- A diferença entre fármaco e droga é que a droga é a matéria prima mineral, vegetal ou animal da qual se pode extrair um ou mais princípios ativos.


5- Dose-resposta é a concentração necessária para manter níveis plasmáticos do princípio ativo sem gerar efeitosadversos, ou seja, precisa se administrativo a dose certa em um tempo certo para obter o efeito desejado para aquela doença ou sintomas.

6- Para um fármaco ter uma efetividade clínica é necessário ser fabricado em um laboratório confiável, ou seja, de qualidade, ter uma boa conservação, armazenamento e também ser liberado o princípio ativo em local e tempo certo.


7- A importância das barreirasfisiológicas é serem permeáveis e permitirem a passagem do fármaco e garantir a efetividade.

8- Vasos com ausência de pericitos, pois os pericitos impedem que substâncias atravessem os vasos.


9- O fármaco atua do mais concentrado para o menos concentrado e escolhe a melhor forma para atuar sendo lipossolúvel ou hidrossolúvel. Atingindo através de proteínas, mais lento ou não.

10- Amembrana biológica são conjuntos de proteínas, lipídios e glicídios dispostos em duas camadas, que ajudam as células, suas organelas e seus produtos de secreção.


11- Dose é a concentração necessária para manter níveis plasmáticos do principio ativo sem gerar efeitos adversos. Sua medida é feita em mg/kg.

12- Ocorre através da difusão simples através dos fosfolipídios, sempre do lado maisconcentrado para o menos concentrado e para isso depende da lipossolubilidade do fármaco. Quanto maior mais fácil de atravessar a membrana. Este transporte pode ser limitado, pois ocorre pela polarização que os tornam hidrossolúveis, dificultando atravessar a membrana.


13- O transporte do fármaco pelo SNC é impermeável. Pode ser superado através da membrana difusão simples, através defosfolipídios, lado positivo para negativo. Depende da lipossolubilidade.

14- Absorção determina a via, potenciais de administração e ajuda definir a dose ideal do fármaco.


15- É a faixa de dose concentração de um fármaco que produz uma resposta terapêutica sem efeitos inaceitáveis.


01- Quais as vantagens e desvantagens da administração. Por via oral, tópica, intravenossa e mucos.
R: oral asvantagens e que e mais segura,econômica, fácil administração e possibilidade de remoção e a s desvantagens absorção variável, interação com alimentos e médio lucro.
Topica as vantagens e o uso local e as desvantagens e a absorção Intravenosso as vantagens não necessita de absorção e mais eficaz e ação rápida e as desvantagens e irreversível
Mucosa as vantagens e lentao fácil acesso e aplicaçãoe as desvantagens e a irritação da mucosa e dificuldade de deglutir

02- O que vem a ser absorção.
R:Passagem da molécula do fármaco através de diferentes barreiras, que compõem o organismo ate a corrente sanguinea

03- Quais os fatores que afetam a absorção.
R: Os fatores que alteram a absorção do fármaco estão ligados a diferentes barreiras biológicas em que o fármaco estão ligados e temque atravessar, não pode ir direto para o fígado pois degrada o fármaco e o fármaco não vai direto para o alvo podendo se perder pelo caminho

04- Comente sobre o processo de distribuição.
R: a distribuição de um fármaco ocorre mediante através do sistema linfático contribui com um comportamento menor uma vez absorvido na circulação sistêmica o fármaco e então capaz de alcançar qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • FARMACOLOGIA
  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • Farmacologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!