Fanta

Páginas: 11 (2614 palavras) Publicado: 10 de junho de 2015
Cores alegres, sabor de frutas, muitos deles exóticos, embalagens modernas e um pouco de gás. Some-se ainda uma comunicação ousada e divertida. E tudo isso voltado para um público adolescente e jovem ávido por novidades. Esta é a receita do sucesso da marca de refrigerantes FANTA. 

A história 
Um dos refrigerantes mais famosos do mundo surgiu por uma necessidade. Em 1941, durante a SegundaGuerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca-Cola, localizada em Essen, deixou de receber o xarope base utilizado no preparo do tradicional refrigerante de cola devido às sanções impostas pelos Aliados, Max Keith, então chefe de operações da unidade alemã, se viu obrigado a procurar outros ingredientes para a criação de um novo produto na tentativa de evitar a suspensão das atividades da unidadefabril, além de manter o maquinário em funcionamento. O resultado desses esforços foi o surgimento de um refrigerante com sabor de fruta.
Esse novo refrigerante criado pelo um químico alemão de sobrenome Schetelig, tinha cor amarela e leve sabor de maçã, feito de fibras de maçã compradas de uma fábrica de produção de Cidra. Além disso, ele adicionou soro de leite, que sobrava da fabricação dequeijos. Ou seja, o refrigerante foi criado com o “resto dos restos”, como Keith contou depois. O nome do novo produto foi escolhido através de um concurso entre os funcionários da empresa, e coube a um experiente vendedor, chamado Joe Knipp, batizar a nova bebida de FANTA. O nome foi retirado da palavra “fantástico” (em alemão “Phantastischen”), que era parecida em muitas línguas e com som e pronúnciasemelhante. Inicialmente, o novo refrigerante não conseguiu criar uma identidade definida, tendo seu sabor constantemente alterado de acordo com os ingredientes disponíveis. Porém, a propaganda alemã à época sabia ser bem persuasiva e não demorou muito para que o refrigerante caísse no gosto popular
No período pós-guerra, entre 1945 e 1955, a marca FANTA foi usada apenas para não perder o registro.Só foi ressuscitada de verdade para o lançamento de um refrigerante de laranja criado pela subsidiária italiana da Coca-Cola no dia 29 de abril de 1955 na cidade de Nápoles. Docinha, borbulhante, com gosto de chiclete com suco e de coloração, obviamente, alaranjada, o novo refrigerante não tardaria a fazer sucesso. Pouco depois, em 1958, o produto foi introduzido no mercado japonês. Fez sucesso efoi conquistando o mundo, chegando aos Estados Unidos nesse mesmo ano, colocado primeiramente teste nas cidades de Boston, Chicago e San Francisco, e dois anos depois na Argentina.
Somente no dia 3 de maio de 1960, o conselho de diretores da empresa autorizou a criação da Companhia de Bebidas Fanta, uma divisão da The Coca-Cola Company. Na época, a linha era composta pelos sabores laranja, uva,lima-limão e gengibre, além da versão light do refrigerante. As garrafas estavam disponíveis nas opções flint (transparente) ou verde, nos tamanhos de 7, 10, 12 e 26 onças. Pouco tempo depois, três sabores (cereja preta, morango e club soda) foram acrescentados à linha de FANTA, e uma garrafa de 16 onças foi disponibilizada como mais uma opção de embalagem. Na década de 1980 FANTA foi introduzidaem vários novos mercados, como por exemplo, em Portugal, onde o refrigerante foi lançado em 1983. Além disso, a marca também iniciou o lançamento de vários outros sabores, sempre baseados em frutas.
Nos últimos anos, inovações em sabores como Fanta Discovery (com laranja vermelha chinesa) e Laranja Mix (laranja com tangerina) se tornaram uma valiosa característica da marca e hoje são aguardadasansiosamente pelo consumidor, fazendo com que a FANTA conquistasse muitos mercados, tornando-se extremamente valiosa para a poderosa The Coca-Cola Company. Em 2007, a marca foi buscar na diversidade da cultura global os ingredientes para criar em a linhaFANTA MUNDO, que lançou diversos sabores de edições limitadas em mais de 50 países. O Brasil embarcou nessa viagem com o lançamento de Fanta Mundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • caso fanta
  • CASO FANTA
  • História de Fanta
  • Essa coca é fanta.
  • Estudo de caso FANTA
  • Caso Fanta Portfolio Estratégia
  • ESTUDO DE CASO FANTA
  • Estudo de Caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!