fandango

Páginas: 5 (1181 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
 Teoria
História - Fandango
FANDANGO. Surge no Barroco, na Península Ibérica. Em 1770, os imigrantes portugueses trouxeram para o Brasil este ritmo, originalmente dançado nos bailes da corte. Consiste em um conjunto de danças cantadas, acompanhadas pela viola e pelo adufo (espécie de pandeiro, feito artesanalmente). Ao longo dotempo, adquiriu várias significações. Nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo tem um objetivo festeiro. As pessoas se reúnem para um baile, festa, momento de bailar danças regionais. Neste sentido, teria origem nas chamadas fiestas gauchescas, de repúblicas da região do Prata.
Características - Fandango
Fandango é uma dança em pares conhecida em Espanha e Portugal desdeo período Barroco caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo, em ritmo de 3/4, muito frequentemente acompanhada de sapateado ou castanholas e seguindo um ciclo de acordes característico (lá menor, sol maior, fá maior, mi menor)
Dados sobre Fandango
Ritmo: Fandango
Instrumentos: Adufo, Tamanco, Viola
Origem Étnica: Europeia
Origem Geográfica: Espanha,Portugal, Região Sul
Áreas de Ocorrência: Estado de São Paulo, Estado do Paraná, Litoral Norte de São Paulo
Cidades: Morretes, Paranaguá, Ubatuba

A grande divergência entre as várias versões de fandango existentes na Península reside na coreografia da dança que apresenta diferenças significativas. Em Portugal, o fandango dança-se com diferentes coreografias. Na zona raiana, o fandango dança-secomo em Espanha, com sapateado e com os braços ondulando em arco por cima da cabeça - o El Musafaha dos mouros e ciganos -, as mãos com castanholas a marcar o ritmo, os bailarinos aproximam-se e afastam-se com volteios de verdadeira sedução, em movimentos herdados do maneio dos quadris e da umbigada trazidos de África.
Este tipo de dança seria provavelmente o mais popular em toda apenínsula até ao fim do século XIX, já que tanto o bolero e o flamengo espanhóis como o fado dançado português e posteriormente as danças luso-brasileiras da fofa e do lundum viriam a ser influenciadas pelo fandango.
Com o passar do tempo, o Fandango executado no Paraná foi assimilado pelo caboclo do litoral, assumindo assim seu caráter folclórico, e desta forma é preservado até hoje. Suas dançaspodem ser bailadas ou sapateadas, invariavelmente; apenas se modificam as músicas e as palavras. Aliás, estas coreografias não prescindem jamais da poesia cantada e da viola, sua ferramenta essencial.

Além do uso de duas violas, é fundamental também a presença do acordeão, da rabeca e do pandeiro rural, conhecido como adufo ou maxixe. Normalmente as violas, que quase sempre são compostas decinco cordas duplas e uma meia corda, são confeccionadas com a caxeta, uma espécie de madeira, bem aprimorada artisticamente. Os dançarinos, trajando típicas vestes gaúchas, giram em torno um do outro sensualmente, sem jamais se roçarem, nem mesmo com as mãos. Os casais executam movimentos tentadores, insinuantes e ondulantes.

Os homens sapateiam sem cessar, provocando assim o constante e ritmadosoar das esporas, que acabam atuando como um instrumento a mais. Eles se movem em linhas sinuosas, como as serpentes, enquanto as mulheres também avançam sutilmente, movimentando-se com meneios lânguidos, sem recorrer ao sapateado, apenas marcando sua evolução espacial com castanholas.

As danças que compõem o fandango podem ser rufadas ou batidas, imitando o som de tambores; bailadas ousemelhantes às valsas; uma mescla do estilo rufado e do valsado. Sempre se parte de um amplo círculo, integrado pelos homens e suas parceiras, o qual se transforma constantemente, pois em um momento os casais estão frente a frente, em outro eles se encontram ao lado um do outro. Seus movimentos refletem as paixões e desejos mal contidos, sentimentos que deixam os pares em estado de êxtase.

Há um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fandango
  • Fandango
  • Fandango paranaense.
  • catira e fandango
  • Fandango e pezinho
  • esino de danças
  • Trabalho de artes(música)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!