Fandango

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 25 de março de 2015
Fandango:
Origem, Evolução e História:
O Fandango chegou a Portugal no século XVIII, vinda dos palcos de teatro de Espanha. Esta dança começou a ser dançadainicialmente no círculo da aristocracia como dança de salão, mas mais tarde passou para as tabernas. O fandango inicialmente era dançado por homem e mulher, mas pelo facto deele ter sido adotado para os convívios nas tabernas e em que o dançavam sobre as mesas ao som do harmónio e ao toque dos copos poderá ter sido um dos motivos das suasmasculinização. Na segunda metade do século XVIII vivia-se uma onda de grande interesse por esta dança que se estendeu a todo o país, e em que se adquiriram formaspróprias de acordo com as várias regiões. As principais zonas do país onde se dançava fandango era no Minho, no Douro Litoral, na Beira Interior e na Beira Litoral.
Hoje ofandango é dançado exclusivamente por homens e deixou de ser dançada nas tabernas e bailes de aldeia para se transformar em espetáculos de folclore.
ContextualizaçãoSócio-histórica:
O fandango tem grande tradição no Minho, no Douro Litoral, na Beira Interior e na Beira Litoral, embora seja dançada e conhecida em todo o país.
Os trajestípicos são o traje de campino, mas esses trajes mudam consoante as várias zonas do país, por exemplo ao norte o traje de campino é mais escuro, já ao sul usa-se roupasmais garridas, as suas cores são mais vivas como o vermelho. Mas um adereço que é essencial é o barrete de campino.
Contextualização Coreográfica:
O fandango requer umapostura de cabeça erguida, corpo firme, pernas leves e polegares nas covas dos braços. É caracterizada por movimentos vivos e agitados em ritmo de 3/4.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fandango
  • fandango
  • Fandango paranaense.
  • catira e fandango
  • Fandango e pezinho
  • esino de danças
  • Trabalho de artes(música)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!