Falencia Varig

Páginas: 4 (963 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O processo de recuperação judicial, o cancelamento de vôos e o futuro incerto da Varig - mesmo com a decisão do juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial, no dia 19 de junho, de aceitar aproposta de compra de R$ 1,010 bilhão feita pelos Trabalhadores do Grupo Varig - têm suscitado diversos debates. A causa da crise da empresa é um dos pontos centrais nas discussões. Para o sociólogoCristiano Monteiro, que estudou a trajetória da Varig em seu mestrado e o setor de aviação comercial no doutorado, ambos defendidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foram equívocos naestratégia administrativa que levaram à quebra da companhia.
Enquanto alguns apontam como culpados a reprodução de vícios da administração estatal e o estímulo ao corporativismo da Fundação Ruben Berta,formada por um conselho de trabalhadores que participa da Varig, Cristiano Monteiro atribui a ruína da empresa à grande autonomia dos diretores e aos erros cometidos por eles. Filho de aposentados daVarig, Monteiro não só coleciona histórias da empresa - “bandeira” da aviação brasileira -, como também dedicou parte de seus estudos acadêmicos ao assunto. De acordo com o pesquisador, a Varig quebroupor falta de visão estratégica e pela ausência de prestação de contas por parte dos diretores.
Fundação
O modelo de fundação, criado no final da década de 1930, não foi feito para dar regalias aostrabalhadores. Monteiro explica que foi uma forma de impedir que a empresa fosse estatizada. O Rio Grande do Sul estava, na época, decidido a tornar a Varig estatal, devido a recorrentes auxíliosfinanceiros do governo. Ruben Berta (1907-1966), utilizando-se de uma cláusula que impedia a estatização de fundações, propôs um novo modelo de governança: a empresa seria uma fundação gerida pela direçãoe controlada por um quadro de trabalhadores. A idéia foi aprovada pelo senador Alberto Pasqualini e por Getúlio Vargas, imbuídos pelo conceito de capitalismo social.
“Ele [Rubem Berta] criou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Varig
  • Varig
  • Falência
  • Falência
  • Falencia
  • Falência
  • Falências
  • Falência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!