Falas Da Mostra Liter Ria 2015

Páginas: 4 (861 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Falas da Mostra Literária 2015
Grupo: Realismo no Brasil (obras e autores)

1. O que veio à ser o Realismo? Como começou? E como chegou no Brasil?

O realismo foi um movimento artístico e culturalque se desenvolveu na segunda metade do século XIX. Nesse período, devido às mudanças sociais acontecidas, os artistas passaram a ver o mundo de maneira completamente diferente, dando lugar a uma visãobem mais crítica da realidade que os cercava. Abordava problemas sociais como a miséria, pobreza, exploração, corrupção... Linguagem direta, contradizendo totalmente o romantismo.
A literaturarealista surge na França com a publicação de Madame Bovary de Gustave Flaubert, e no Brasil, ela surge com a obra Memórias póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, em 1881.

2. Machado de Assis

Souconsiderado um dos melhores escritores do país e do continente, com obras em que predominam o pessimismo e a ironia. Um de meus livros mais famosos desse período é “Dom Casmurro”. Um livro que fala sobreum triângulo amoroso e termina sem responder a dúvida do leitor. Também escrevi: Quincas Borba; Esaú e Jacó; Memorial de Aires; O Alienista; A Cartomante; Missa do Galo; Histórias da Meia-Noite;Papéis Avulsos.

3. Carolina Xavier

Sou Carolina Xavier, uma portuguesa e esposa de Machado de Assis. Nos casamos em 1869, procurei ser sua companheira em todos os momentos e sempre me interessei pelosseus trabalhos, estimulando-o cada vez mais. Infelizmente nunca tivemos filhos.

4. Memórias Póstumas de Brás Cubas

A história é narrada por Brás Cubas, um defunto autor que após narrar sua morte efuneral começa a contar a sua vida. Conta a infância, as travessuras, o primeiro namoro com Marcela (interesseira e bela, fica pobre e feia), um namoro com Eugênia (que acaba pobre) e mais tarde seunoivado com Virgília. Como Virgília casa com outro eles mais tarde se tornam amantes. O romance era ajudado por Dona Plácida (que também morre pobre) e acaba quando esta vai para o Norte com o marido....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produ O Liter Ria
  • ESP CIES LITER RIAS
  • A TEORIA LITER RIA
  • Escolas Liter rias
  • An lise Liter ria
  • Resenha A Lnguagem Liter Ria
  • COMO A LINGUAGEM LITER RIA DA MODERNIDADE
  • Fotografia de capa fala do que mostra ou fala de outra coisa?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!