Faculdade de tecnologia e ciências-ead unidade pedagógica: paratinga disciplina: zoologia geral e comparada ii curso: licenciatura em biologia aluno: fiama data: 29/07/2012 ficha de atividade tema: classificação

1640 palavras 7 páginas
Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC EAD
Polo Presencial: Paratinga
Disciplina: Botânica Geral e Comparada II
Curso: Licenciatura em biologia
Aluno (ª): Fiama,
Data: 27/07/2012
Glossário
Tema: Botânica Geral e Comparada II
A
Abscisão Foliar- É o processo onde as folhas mais velhas apresentam concentração inferior de auxinas em relação ao caule, o que determina a formação de uma camada de abscisão no ponto de inserção do pecíolo, causando a queda das folhas Nas plantas, o etileno, que funciona como hormona (gasosa), estimula este processo.

Ácido abscisico- É um hormônio vegetal que tem como função a regulação de vários aspectos ligados à fisiologia das plantas, tais como respostas ao estresse hídrico, inibição da germinação de sementes e o desenvolvimento dos gomos. Estes compostos ajudam as plantas no crescimento e desenvolvimento do caule. Adubação Foliar- É uma técnica agrícola usada tanto por produtores amadores quanto por profissionais e consiste no fornecimento de nutrientes para as plantas através de suas folhas mediante o uso de adubos foliares.

Auxina- São hormônios que conduzem o alongamento celular diferencial e funcionam como reguladores do crescimento dos vegetais. C Citocinina- É um hormônio vegetal, responsável pelas divisões celulares. São produzidas nas raízes e transportadas, pelo xilema, para todas as partes da planta.

Complexo Antena - É um complexo multiprotéico, que não apresenta atividade fotoquímica, cuja função é absorver luz e transferir a energia de excitação para os centros de reação. Nelas estão associados a maior parte dos pigmentos e também é o local onde ocorre os processos dissipativos do excesso de excitação, seja por fluorescência ou por termalização.

D Dormência- é um período no ciclo de vida de um organismo no qual o desenvolvimento é temporariamente suspenso. Ela minimiza o gasto energético, por reduzir a atividade metabólica, e pode auxiliar um

Relacionados