Faculdade Anhanguera Do Rio Grand1

964 palavras 4 páginas
Faculdade Anhanguera do Rio Grande

Etinocentrismo e Relativismo Cultural

Abril/2015
Trabalho como complemento da mansão do CCCS
Curso: Psicologia
Semestre: 3º Semestre
Turno: Noturno
Matéria: Ciências Sociais
Professor: Érico B. F. Costa

Aluno: Carlos Augusto Silveira Souza
RA: 8439117741

Aluno: Caroline Gonzalez Lopez Bandeira
RA: 8073841511

Aluno: Denise Lima Meireles
RA: 8403997879

Aluno: Diego Botelho Soares
RA: 8439117628

Introdução

O termo etnocentrismo é dado a um grupo ou pessoas que se consideram ser melhores que os demais. Não se aceita qualquer outra forma de cultura que seja a cima ou venha a ser praticada neste meio. Esse termo se baseia na ideia que somente seu modo de pensar está correto e prevalece a cima de qualquer outra raça, cultura, etc.. Não é tolerado o modo de pensar alheio, sendo assim podendo se ocasionar intrigas, debates e até brigas. Enfim, etnocentrismo seria visto como um confronto, que acredita na hipótese de que somente sua cultura seria excepcional a todas as outras.

Etnocentrismo

Etnocentrismo é um conceito da Antropologia, “ethnos” é de origem grega que significa “nação, tribo ou pessoas que vivem juntas” e centrismo significa centro, ou seja, etnocentrismo é um termo usado para definir pessoas que acreditam que seu grupo étnico ou cultura é o centro de tudo e que seu grupo é mais importante que outras culturas e sociedades.
Pessoas etnocêntricas acreditam que sua cultura e crença é melhor e superior a qualquer outra, isso acaba tornando-os preconceituosos e intolerantes com outras pessoas, hábitos e culturas. Para os etnocêntricos ser diferente é algo errado, tamanha ignorância acaba levando ao desrespeito e impedindo que conheçam novas culturas, o que é terrível para o aprendizado humano porque novas culturas podem trazer novos conhecimentos e outras maravilhas que podem ser aderidas. Muitas vezes quando culturas mais frágeis entram em contato com

Relacionados