Factor Concenta O De Perdas

24689 palavras 99 páginas
Avaliação do Impacte das Pontes Térmicas no
Desempenho Térmico e Energético de Edifícios
Residenciais Correntes

Jorge Gustavo Marques Alface Pereira Valério

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em

Engenharia Civil

Júri
Presidente: Prof. Dr. Jorge Manuel Caliço Lopes de Brito
Orientador: Prof. Dr. António Heleno Domingues Moret Rodrigues
Vogais: Prof. Dr. Daniel Aelenei

Setembro, 2007

Agradecimentos
Mesmo considerando que esta dissertação é um trabalho de individual, a sua realização não teria sido possível sem o apoio de várias pessoas. Como tal, gostaria de reiterar os meus mais sinceros agradecimentos às várias pessoas que contribuíram para a realização desta dissertação. Entre os quais:
Ao Prof. Moret Rodrigues, Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico, orientador científico deste trabalho, o apoio técnico que tantas vezes superou o expectável, e que tanto me motivou nas horas difíceis.
Aos meus colegas e amigos, por todo o apoio dado, pela contribuição directa e indirecta que tiveram neste trabalho. Em especial aos amigos João Correia e Lilian Lehman pela ajuda prestada na tradução.
Aos meus pais, pelo apoio incondicional, pela sua protecção, amizade, conforto e incentivo, e por terem sempre acreditado em mim, mesmo quando eu próprio já não o fazia.

I

Resumo
Este trabalho pretende demonstrar a importância das pontes térmicas nas questões térmicas e energéticas. Nas sociedades actuais a energia é uma das principais causas de problemas económicos e ambientais a nível mundial. A fim de promover a redução do seu consumo, é fundamental empregar princípios sustentabilidade no sector da construção. Os gastos energéticos que têm lugar nos edifícios representam uma parcela importante dos gastos energéticos, e só as perdas energéticas por pontes térmicas representam aproximadamente
20% destes, como este trabalho permitiu concluir. Além dos gastos energéticos associados às pontes térmicas surgem os problemas de salubridade e conforto térmico,

Relacionados