Fabio Empreendedorismo

Páginas: 8 (1991 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015


1 ) Para Porter (1986) as cinco forças competitivas “refletem o fato de que a concorrência em uma indústria não está limitada aos participantes estabelecidos”. Com relação a essa afirmação de Porter, como as 5 forças interferem na área da logística.
Segundo Porter, passa primeiramente pela identificação das características estruturais básicas das indústrias que determinam o conjunto dasforças competitivas e, portanto, a rentabilidade da indústria. O autor relata que são cinco as forças competitivas que dirigem a concorrência na indústria e determinam a lucratividade da organização: entrada ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidade entre os atuais fornecedores. Estas então são as forças determinantes em umaconcorrência industrial, desta forma verifica-se que a concorrência não está limitada aos participantes estabelecidos. O estudo destas forças competitivas facilita a elaboração de uma estratégia competitiva tanto ofensiva como defensiva dentro de um contexto industrial.

2 ) Que desafios à logística possui para melhorar a gestão de pessoas da área? Comente pelo menos dois pontos cruciais

Não há dúvidas deque o ambiente organizacional é o local onde são encontrados novos padrões, novas técnicas e mesmo teorizações que são incorporadas ou, ao menos, testadas ao longo de um certo tempo. Seguindo nesta linha de raciocínio, e levando em consideração a evolução da antiga gerência de recursos humanos, atual gestão de pessoas é possível encontrar sugestões e orientações para utilização de meiosestratégicos até mesmo em obras que nos remetem às suas atividades típicas – recrutamento e seleção; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento; planos de carreira; avaliação do desempenho; saúde e segurança do trabalho; e benefícios.
Por conta disso, pode-se dizer que é imprescindível o gestor de pessoas atuarem de forma estratégica tanto para dentro da sua própria unidade, quanto para uma integraçãocom uma ou mais unidades. Em outras palavras, é importante a pessoa no papel de gestora esteja ciente de que simples procedimentos de recrutamento, por exemplo, devem obedecer a algum aspecto estratégico, ou melhor, nada pode iniciar e terminar nas gavetas da unidade, nem mesmo as trocas de e-mails entre o pessoal da unidade, algo mais tem de ser feito e isso implica voos estratégicos.
Portanto,a estratégias foi o caminho encontrado, com todas as suas implicações que exigem pleno envolvimento e exercício das competências exigidas, para que o gestor seja o mais valioso gestor de pessoas.

3) O profissional da logística encontra inúmeros desafios, pois se de um lado temos um vasto campo para atuar e chamamentos de vagas todas as semanas, por outro, os salários ainda são baixos e poucoatrativos. Quanto ao mercado do operador logístico e essa afirmação, quais os caminhos para o profissional da logística?
O profissional da logística encontra inúmeros desafios, pois se de um lado temos um vasto campo para atuar e chamamentos de vagas todas as semanas, por outro, os salários ainda são baixos e pouco atrativos. No Brasil, a logística começou a florescer nos anos 1990. Hoje, o mercadocarece de profissionais capazes de conciliar o conhecimento das ferramentas técnicas com a visão de negócio. “Por se tratar de função integradora, penso que é preciso que as organizações passem a ter mais posições estratégicas para os profissionais da área”.
Por função integradora, o professor compreende toda a série de processos que interligam os personagens da cadeia de suprimentos, desde osfornecedores até os consumidores finais. Em outras palavras, o exato percurso no qual o profissional de logística atua.
No cenário atual, preocupar-se com a logística tornou-se fundamental nas empresas. 
O ambiente em que as empresas operam atualmente é muito complexo e 
fortemente competitivo. Portanto, elas estão buscando a diferenciação e o 
estabelecimento de vantagens competitivas em relação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS De Empreendedorismo Etapa 1 Fabio Abud
  • Fabio
  • fabio
  • fabio
  • Fábio
  • Fabio
  • Fabio
  • fabio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!