extrusao

Páginas: 11 (2546 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
2. OBJETIVO
2.1 Geral

Este trabalho tem como objetivo mostrar como é realizado os processos de conformação mecânica através da extrusão a quente e a frio.
2.2 Específicos
De maneira mais especifica pretende mostrar:
-Extrusão;
-Processo a quente e a frio;
3-INTRODUÇÃO
Quando um metal é extrudado, ele é comprimido acima de seu limite de elasticidade em uma câmara e éforçado a escoar e adquirir a forma do orifício de saída da câmara.. Um exemplo de extrusão de todo dia é a saída da pasta de dente de um tubo deformável.
O metal é normalmente comprimido por um êmbolo ou pistão, e pode ser empurrado para a frente ou para trás, e o produto pode ser solido ou oco. A extrusão de metais apareceu na Inglaterra a partir de 1.797 na fabricação de tubos de chumbo, porém,somente em 1.900 a extrusão tomou níveis industriais.
O primeiro grande incremento de utilização de perfis extrudados ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando perfis extrudados de alumínio foram produzidos em grande quantidade para utilização em componentes aeronáuticos.
Com a introdução de ligas intermediárias, tratáveis termicamente na própria prensa de extrusão e de muito boaextrudabilidade, permitiu uma rápida expansão da indústria no pós-guerra.


4-DESENVOLVIMENTO
3.1-Extrusão
Processo mecânico, onde um material é forçado a passar através de um orifício de uma matriz sob alta pressão, tendo sua secção transversal reduzida.

Figura 1-Modelo de uma extrusora
Neste processo, praticamente qualquer forma de seção transversal, vazada ou cheia, pode ser produzida. Comoa geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados tem seção transversal constante. Dependo da ductilidade do material a extrudar o processo pode ser feito a frio ou a quente, em altas temperaturas.

Cada tarugo é extrudado individualmente, caracterizando a extrusão como um processo semi-contínuo. O produto é essencialmente uma peça semi- acabada. A extrusão pode ser combinadacom operações de forjamento, sendo neste caso denominada extrusão fria.
Ao realizar a extrusão em operação combinada com forjamento pode-se gerar componentes para automóveis, bicicletas, motocicletas, maquinário pesado e equipamento de transporte, vários materiais, como o Alumínio, o cobre, o aço, o magnésio e o chumbo, podem ser extrudados.
Sendo que, os produtos extrudados podem ser cortadosnos tamanhos desejados para gerarem peças, como maçanetas, trancas e engrenagens. Sendo assim, os produtos mais comuns obtidos por extrusão são: quadros de janelas e portas, trilhos para portas deslizantes, tubos de várias seções transversais e formas arquitetônicas, etc.
3.2-Fluxograma do processo de extrusão

Figura 2-Fluxograma
3.3-Equipamentos utilizados na extrusão
Os equipamentosutilizados são geralmente hidráulicos, empregando-se prensas, comumente na horizontal que variam de 200 a 25.000 toneladas, e que pode adotar o sistema de acionamento hidropneumático ou óleo dinâmico. Além da prensa, temos como equipamentos auxiliares incluem-se vários tipos de tornos para pré-aquecimento de tarugos e grandes fornos de tratamento térmico de perfis. Igualmente incluídos na planta deextrusão estão os equipamentos para esticamento, transporte e corte dos produtos extrudados.
3.4-Características da Extrusão
Cada tarugo é extrudado individualmente – processo semi-contínuo
Produto é essencialmente uma peça semi-acabada
A extrusão pode ser combinada com operações de forjamento, sendo neste caso denominada extrusão fria
Visa obter perfis metálicos com propriedades mecânicascontroladas e de comprimento limitado pelo volume inicial do lingote.
A materia prima é Lingotes ou tarugos de alumínio, cobre, aço, magnésio e chumbo são os materiais mais comumente extrudados.
Dependendo do tipo de material e das condições de atrito, temperatura e da secção a ser obtida, a extrusão pode ser a quente ou a frio.
3.5-Tipos de extrusão
3.5.1-Extrusão Direta
No processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • extrusao
  • Extrusão
  • Extrusao
  • extrusão
  • Extrusao
  • Extrusão
  • Extrusão
  • extrusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!