Ginástica por Albertina Bonneti

1697 palavras 7 páginas
A PRESENÇA DO ATLETISMO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA
Kelly Limão
Maria Luíza
Ana Carolina Godoi
Dr. José Luiz dos Anjos
Dr.Otávio Tavares
Resumo: Tendo em vista que o atletismo obteve um grande destaque nos Jogos Olímpicos de Atenas, foi de nosso interesse pesquisar a existência desse esporte em escolas públicas e privadas do município de Vitória / ES. O objetivo foi averiguar se os professores escolarizam o atletismo. Em função da escassez de dados relativos as condições locais e regionais foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas além de observação. O resultado da pesquisa mostra que a maioria dos professores pesquisados não ministra o atletismo em suas aulas de Educação Física nem enquanto esporte com suas regras técnicas nem pedagogizando-o através de educativos ou adequando o esporte ao espaço que a escola dispõe.
________________________________________
Introdução
Nos Jogos Olímpicos de Atenas a mídia mostrou como o atletismo é um esporte importante e disputado por atletas de todo o mundo. Assim como os jogos coletivos, o atletismo deveria ser um esporte trabalhado em aulas de Educação Física (EF) dentro da escola, não só por proporcionar aos alunos vivências corporais fundamentais como também porque isto significa ampliar o acervo da cultura corporal das crianças e jovens. O atletismo é benéfico para o desenvolvimento de programas motores, aprimoramento da coordenação motora, além de possibilitar o trabalho de condicionamento físico.
Temos observado, porém, que este esporte parece ser uma prática corporal pouco objetivada nas escolas do município de Vitória (ES). Em face da carência de dados sistematizados sobre esta questão, o objetivo do presente trabalho é apresentar dados iniciais acerca da presença do atletismo e suas modalidades em escolas tanto particulares quanto públicas do município de Vitória no Estado do Espírito Santo, de modo a que

Relacionados