Extintores

Páginas: 7 (1670 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Os ensaios verificaram a conformidade de amostras de sprinklers com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), específicas para o produto.
 NBR 6135 - Chuveiros automáticos para extinção de incêndio - especificação
 NBR 6125 - Chuveiros automáticos para extinção de incêndio - método de ensaio

Os chuveiros automáticos são aprovados em graus nominais de temperaturapara seus acionamentos, variando de 57˚C a 343˚C, determinados pelas temperaturas máximas permitidas nos ambientes, já considerando uma margem mínima de acionamento de no mínimo 20˚C acima.
Para que o acionamento dos chuveiros automáticos fique dentro do tempo estimado previsto pelos fabricantes, vários fatores podem influenciar, sendo os principais:
A altura do pé-direito: quanto maior a altura,maior o tempo de acionamento;
O afastamento chuveiro em relação ao teto: quanto maior a distância, maior o tempo de acionamento.
As temperaturas de acionamento determinadas na NBR 6135:1992, e que seguem o padrão internacional, são identificadas da seguinte forma:
Temperatura Nominal (˚C ) / Coloração do Líquido57............................................................................Laranja
68...........................................................................Vermelha
79...........................................................................Amarela
93..........................................................................Verde
141........................................................................Azul182........................................................................Roxa
183 a 260..............................................................Preta
A vazão de água através de um chuveiro automático depende da característica mecânica do mesmo, representada pelo seu fator de vazão K, e da pressão da água imposta na rede hidráulica. De forma simplificada a equação abaixo exprime bem essa relação:
Q = K x P 1/2
Onde:
Q = Vazão (dm3/min)
K =coeficiente de descarga
P = Pressão (bar)
Os valores de K para os diferentes diâmetros de saída dos bicos são:
10 mm = K = 57 (5%)
15 mm = K = 80 (5%)
20 mm = K = 115 (5%)
Mediante os valores do K para uma gama de sprinkler, o projetista do sistema de proteção e combate ao incêndio, que de antemão já calculou o risco para um certo ambiente e a necessidade de vazão (ou vazão por m2) para olocal, poderá determinar, facilmente, a quantidade e o tipo de sprinkler a ser aplicado na instalação.
No Brasil, as empresas fornecedoras e/ou fabricantes de chuveiros automáticos deveriam seguir as normas da ABNT, cuja orientação acerca da identificação devem apresentar no mínimo, no corpo e/ou no defletor, as seguintes marcações:
Marca do fabricante e modelo do sprinkler;
Temperaturanominal de operação;
Ano de fabricação;
Diâmetro nominal do orifício;
Letra código da posição;
Cores corretas dos elementos termos-sensíveis;
Logo marca da ABNT, no caso da empresa ser certificada pela conformidade exigida, o que também implica em ter o processo produtivo do sprinkler qualificado e certificado.
A NBR 10897:2007 da ABNT fixa condições mínimas exigíveis para projeto, cálculo einstalação de sistemas hidráulicos de proteção contra incêndio, por chuveiros automáticos para edificações, bem como determina as dimensões e adequação dos abastecimentos de água para o suprimento exclusivo destes sistemas.
Conclusão
Pode-se concluir que o sistema de chuveiros automáticos processa a descarga automática da água sobre o foco do incêndio, em uma densidade adequada para controlá-lo ouextingui-lo em seu estágio inicial. Mediante a simples operação de um ou mais chuveiros, ocorrem simultaneamente o funcionamento de um alarme e o desencadeamento dos abastecimentos de água.
O sistema de chuveiros automáticos é de fundamental importância para proteção contra incêndio de edificações e áreas de risco, ou seja, contribuirá para proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extintores
  • Extintores
  • Extintores
  • extintor
  • extintores
  • Extintores
  • Extintores
  • Extintores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!