Existencialismo e humanismo

Páginas: 4 (981 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
EXISTENCIALISMO E HUMANISMO
Existencialismo destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade. O existencialismo considera cada homem como um ser único que é mestre dos seus atose do seu destino. Já o Humanismo acredita que existe um potencial na pessoa que ultrapassa sua existência, é um impulso para o crescimento, para o processo de individualização em que o homem éresponsável pela sua atualização.
Jean-Paul Sartre, maior expoente da filosofia existencialista parte do seguinte princípio: a existência precede a essência. Com isso, quer dizer que o homem primeiroexiste no mundo e depois se realiza, se define por meio de suas ações e pelo que faz com sua vida. Primeiro existimos, e só depois constituímos a essência por intermédio de nossas ações no mundo. Oexistencialismo, desta forma, coloca o homem a total responsabilidade por aquilo que ele é.
Sartre mostra, a partir de Hussed, que não se pode comparar o conhecimento com a posse. Conhecer não é apoderar-sedas coisas. Toda consciência de algo dirige-se intencionalmente ao objeto com a intenção de capta-lo. Para Sartre o primeiro passo é expulsar as coisas da consciência para restabelecer a verdadeirarelação entre a consciência e o mundo, para então recuperar essa consciência como vazio. A consciência que em si mesma não pode ser caraterizada como um ser, ela é um nada. Onde vai buscar o ser forade si.
Nós somos aquilo que ainda não somos, somos sempre aquilo que projetamos ser. Esse movimento Sartre chamará com o nome que definirá o centro do existencialismo: a liberdade. A liberdade nãocomo um atributo, se definimos a consciência como livre, isso é a liberdade. Então não é que o sujeito tem ou deixa de ter a liberdade, ele é a liberdade.
Uma celebre frase de Sartre: “O homem estácondenado a ser livre”. Isso significa que não podemos nos livrar disso, não podemos nos livrar de nós mesmos. Nossa liberdade é nossa libertação. Sartre diz que somos livres para nos libertamos, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO
  • Existencialismo é um humanismo
  • O existencialismo é um humanismo
  • O existencialismo é um humanismo
  • O Existencialismo é um humanismo’
  • O existencialismo é um humanismo
  • Existencialismo é um humanismo
  • O Existencialismo é um Humanismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!