exercicos

Páginas: 14 (3407 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Questões de Ética Profissional Estudos Disciplinares
Profa Fabiana T Maiorino

1) As transformações históricas por que passou a sociedade brasileira no final do século XIX e início do século XX contribuíram para o desenvolvimento do pensamento psicológico no Brasil e encaminharam para o estabelecimento de sua autonomia. Portanto, a produção de ideias psicológicas foi produto dessa sociedadeem transformação, sobretudo na busca de respostas às necessidades que se diversificavam e se impunham pelos novos tempos. Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA quanto ao panorama de fenômenos que contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia no Brasil:

a – ( ) A conquista da Psicologia em relação à Medicina ocorreu a partir de um projeto estabelecido ‘a priori’,pois buscava-se alternativas para as questões de saneamento básico e até de minimizar inúmeras doenças infecto-contagiosas.
b – ( ) A conquista da autonomia pela Psicologia teve na Educação um dos mais importantes substratos, coincidindo com um período com o maior desenvolvimento urbano-industrial que passou a exigir indivíduos capacitados nas técnicas escolares mínimas: ler, escrever econtar. Este cenário favoreceu que as teorias pedagógicas requisitassem a Psicologia, principalmente através do escolanovismo que tinha como projeto, um ‘homem novo’ esculpido pela educação.
c – ( ) O pensamento psiquiátrico brasileiro da época tinha como principal característica o ecletismo que conjugava o alienismo clássico com o organicismo (com a teoria da degenerescência) onde essas duascorrentes se juntam e propõem a exclusão do ‘louco’ e então deveria ser compartilhada com a prevenção ‘social’ da loucura.
d – ( ) No que diz respeito às questões do trabalho, a Psicologia assumiu a função de sustentáculo científico dos novos métodos administrativos, pois já apresentava um conjunto de conhecimentos e práticas capazes de dar respostas e subsidiar ações que interviessem nosproblemas que afligiam o país, dentre os quais, a gestão da produção.
e – ( ) A Educação, como conjunto de práticas sociais que visam a formação de homens, e a Pedagogia com sua sistematização teórico-prática que busca fundamentar, subsidiar e orientar as ações educativas, precisam buscar em ciências afins, quem possa dar-lhes a base de sustentação. Portanto, a Psicologia foi requisitada comociência autônoma que poderia contribuir nesse processo e isto permitiu que se mostrasse plenamente como área específica de saber.

JUSTIFICATIVA: o Aluno deve afirmar que o projeto de Psicologia enquanto saber institucionalizado estava intimamente relacionado com o do projeto da Medicina social, com o intuito de purificar a sociedade dos seus dejetos materiais, psicossociais e morais. A partirdesse entendimento, o item A está falsa, pois refere-se a um projeto a prioristico, sem relação com o contexto social da época.

2) Das responsabilidades do psicólogo presentes no Código de Ética, o primeiro artigo na alínea (a) refere que “São deveres fundamentais do psicólogo, conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código”, portanto é preciso conhecer as normas que regulamentam aprofissão. Vale lembrar que a conduta ética de um profissional não se sustenta apenas no seu Código de Ética, devendo resultar de ações humanas, de uma doutrina, de um sentido pleno de vida e cultura. Diante do entendimento do Código de Ética do Psicólogo, analise os pontos a seguir e coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada opção abaixo e em seguida assinale a alternativa CORRETA:

( )Ao psicólogo é atribuída a função social de promover a saúde e a qualidade de vida, de promover a análise crítica das situações e a realidade que o rodeia e de ser agente de transformação.
( ) Nos princípios fundamentais é enfocado o respeito pelo outro e por sua integridade, com a observância do princípio da benevolência; a importância da formação, da responsabilidade profissional e do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercícos
  • EXERCICO
  • Exercicos
  • exercicos
  • Exercico
  • Exercicos
  • exercicos
  • Exercico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!