Responsabilidade Socio-ambienta ETEC GUARACY SILVEIRA

Páginas: 10 (2335 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014



Escola Técnica Guaracy Silveira








Responsabilidade Ambiental e Social nas Empresas

















Pedro Antônio Caldeira de Carvalho Barbini
Suelen Alexandre











Introdução

Nosso interesse com este trabalho, foi mostrar como se dá o processo de comprometimento de empresas para com a sociedade e o ambiente, o caminhar responsávelque deve ser assumido com o consumidor e com todo o meio de propagação que o produto pode alcançar e poderá vir a trazer consequências em qualquer aspecto, qualquer impacto no ambiente virá de alguma forma a reverberar na sociedade, e vice versa, tornando assim uma cadeia alimentar formada, com causas e efeitos.
" A Responsabilidade Social Econômica e ambiental nos negócios é um conceito que seaplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final da empresa, mas ao conceito de que pertence ao interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, as empresas também são responsáveis por seus fornecedores, e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos"
Janaina Muller, diretora da Setor 3 Consultoria,empresa que atua há dez anos no ramo.



































A Responsabilidade

Vivemos num meio econômico onde o capital fala mais alto, então qualquer mudança que venha a trazer um gasto a mais para as financias de uma empresa já é uma consideração a ser feita. Toda mudança em prol de um bem social e ambiental, pode vir a trazer um prejuízo àcurto prazo, não pelo fator do âmbito social e ambiental, mas pelo retorno de capital que as empresas buscam, que se atrasar pode trazer um desequilíbrio à toda a economia que depende daquele serviço,mas, num período mais avançado de tempo, como está sendo provado em muitas pesquisas, virá a trazer um beneficio àquela empresa.
Assumir uma postura social, é um ponto muito forte no meio empresarial,ja que é a própria sociedade que virá a consumir, ou seja, é uma questão de visão para além das prateleiras, e sim para dentro da vida, do hábitat de cada indivíduo consumidor daquele produto.
Mas, será que cumprir com a legislação que infere na relação empresa meio ambiente é o bastante para ela ser considerada uma cumpridora da Responsabilidade Social e Ambiental? Não, seguir a legislação é umaobrigação que deve ser cumprida por toda empresa, não existe facultatividade, ou é assim, ou é assim, e se não é, o bolso do dono será afetado. Logo, a escolha de assumir ou não uma responsabilidade parte da empresa, parte da vontade dela em trazer algum beneficio à sociedade e ao meio de que ela usufrui.

Movimentos por mudança


O movimento em prol da responsabilidade socioambientalganhou forte impulso e organização no início da década de 1990, em decorrência dos resultados da Primeira e Segunda Conferencias Mundiais da Industria sobre gerenciamento ambiental, em 1984 e 1991.
Nos anos subsequentes às conferencia surgiram movimentos cobrando por mudanças sociais, cientificas e tecnológicas. Muitas empresas iniciaram uma nova postura em relação ao meio ambiente refletidas emimportantes decisões e estratégias práticas, segundo o autor Melo Neto (2001) tal postura fundamentou-se nos seguintes parâmetros.

Bom relacionamento com a comunidade;
Bom relacionamento com os organismos ambientais
Estabelecimento de uma política ambiental
Eficiente sistema de gestão ambiental
Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas
Uso de tecnologia limpa
Elevadosinvestimentos em proteção ambiental
Definição de um compromisso ambiental
Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável
A questão ambiental como valor do negócio
Atuação ambiental com base na Agenda 21 local
Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios circunvizinhos

Adesão

Atualmente, muitas empresas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Responsabilidade dos sócios
  • Responsabilidade Dos Socios
  • Responsabilidade dos socios
  • Responsabilidade dos socios
  • A responsabilidade dos sócios
  • Responsabilidade dos Sócios
  • Responsabilidade dos sócios
  • Responsabilidade sócio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!