exercicios aula1 microbiologia

26779 palavras 108 páginas
Parasitologia II

PARASITOLOGIA II
Um dia eu sonhei proporcionar um ensino de qualidade e ao alcance de tod@s!
Sonhava, pensava eu, sozinha... Hoje percebo que encontrei o caminho!
E foram vocês, meus/minhas graduand@s virtuais que me mostraram o trajeto.
Percebi que nosso roqueiro maluco-beleza estava certo:

“Sonho que se sonha só é só um sonho!

Mas sonho que se sonha junto é realidade!”
(Raul Seixas)

UNIDADE I
1.INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PARASITOLOGIA
Estudar parasitologia é bastante instigante! Entender a ecologia do parasito na relação parasito-hospedeiro e como os sintomas são gerados. Entender como parasito e hospedeiro interagem mantendo o ciclo de vida do parasito. E, então, a partir daí, buscar intervir para quebrar a cadeia de transmissão e garantir a qualidade de vida do hospedeiro. Esta é a rotina de trabalho do pesquisador em parasitologia.
Antes uma ciência muito descritiva, hoje a parasitologia lança mão de estratégias cada vez mais tecnológicas, como engenharia genética e biologia molecular. O estudo dos parasitos tem aberto novas frentes de pesquisa, por exemplo, para novas estratégias terapêuticas, novos métodos diagnósticos e o desenvolvimento de vacinas.
Ao professor de ciências e/ou biologia cabe apresentar os parasitos aos educandos, convidando-os a um mergulho na parasitologia, instigando-os a descobrir como seus hábitos podem interferir na cadeia de transmissão de protozoários, helmintos e ectoparasitos, buscando melhorar sua qualidade de vida.
Convido-@s a se apaixonarem por estes seres, por sua biologia e pelas oportunidades que os parasitos oferecem a nós, biólogos e biólogas, como multiplicadores de conhecimento.
Sejam bem-vindos à Parasitologia.

2.NOÇÕES DE PARASITISMO
Mas o que vem a ser um parasito? É um ser vivo que depende de outro para sobreviver, de onde retira seu sustento prejudicando seu hospedeiro. A relação em si busca ser harmônica, minimizando os prejuízos para o hospedeiro. Mas se esta

Relacionados