Evolucão_e_classificacão_cronologica_dos_adesivos_dentinarios

703 palavras 3 páginas
Evolução e Classificação Cronológica dos Sistemas Adesivos Dentinários
Elaboradora por
Juliana Cristina Ferreira aluna 3º. Período Odontologia FHO, 2014, para a disciplina de Materiais Dentários.

De 1° Geração: (surgiram nos anos 80)
Foram desenvolvidos 2 tipos de adesivos, onde o 1° possuía como principal componente o ácido glicerofosfórico dimetacrilato (GPDM) e N-fenilglicina-glicidil metacrilato (NPG-GMA), onde o 1° componente interagia com os íons de cálcio da hidroxiapatita da dentina e o metacrilato aderia-se ao grupo metacrilato da resina acrílica restauradora.
Porém esta mistura era fraca.
O 2° sistema de adesivo foi desenvolvido como mecanismo de união por quelação entre o NPG e o cálcio (este era um sistema adesivo voltado para a dentina); e se chamava Cervident (SSWhite).
Porém, ao se fazer o condicionamento ácido da dentina, a embocadura dos túbulos dentinários se abre, e o fluxo do adesivo escorre dentro desses, aumentando a umidade superficial da dentina. Dessa forma, como o NPG-GMA é hidrofóbico, ou seja: não combina com água; a adesão ficava comprometida, levando à microinfiltração e ao insucesso da restauração.
De 2° Geração
Os sistemas de adesivos desta geração, a grande maioria compostos de fosfatos polimerizáveis adicionados ao BISGMA (bisfenolaglicidil-metacrilato). Estes adesivos apresentavam grupamentos hidrofóbicos (que não combinavam com água) como o BIS-GMA; e hidrofílicos (combinam com água), por exemplo, o HEMA (2-hidroxiltil metacrilato).
Esses 2 compostos preconizavam a união ao cálcio da dentina. Porém a união entre Fosfato e cálcio pode levar á uma hidrólise (quebra das ligações pela H2O); e com isso a resina tende a se separar da dentina, formando “Gaps”
(fendas) nas margens da restauração.
Obs.: adesivos auto condicionantes não têm o ácido fosfórico.
De 3° Geração
Nesta geração, a técnica de aplicação ficou mais completa, levando á um aumento no tempo do atendimento clínico.
Nesta técnica, também se questiona que o tempo de

Relacionados