Euclides Foi Um Famoso Matem Tico Grego

Páginas: 4 (948 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015


INTRODUÇÂO:
Euclides foi um famoso matemático grego, pertencente à Escola Megárica, cuja terra natal e data de nascimento desconhecemos. Seu pensamento floresceu em Alexandria, por volta de 300a.C. Sua obra principal chama-se "Elementos" (em grego, Stoikheia), e trata da geometria e da teoria dos números.
Os seis primeiros livros desses "Elementos", dedicados à geometria plana e resumindo ecompletando a obra dos predecessores de Euclides (alguns de seus teoremas são atribuídos a Tales e a Pitágoras), mantiveram sua autoridade até o fim do século 19.
Euclides escreveu ainda outras obrasmatemáticas, inclusive um breve tratado, que se conserva, sobre as notas musicais. Foi Euclides quem disse a Ptolomeu 1º que não havia "Estrada real" para a geometria.
Escola Megárica
A Escola Megáricade filosofia foi fundada por Euclides de Mégara (filósofo que surgiu, aproximadamente, em 390 a. C.), um discípulo de Sócrates. Suas doutrinas metafísicas assemelhavam-se às de Parmênides, com adiferença de que Euclides identificava o princípio universal como o bem moral.
A escola dedicou-se, preponderantemente, às controvérsias dialéticas, principalmente com Diódoro Cronos, mestre do filósofoestoico Zenão e autor de argumentos lógicos contra a possibilidade do movimento.
Diódoro influenciou consideravelmente a lógica e desempenhou um papel importante na controvérsia sobre o livre-arbítriocom seu argumento mais famoso, o kyriêuon ("argumento dominador" ou "irrefutável").



História de Euclides:
Em tempos muito remotos, um jovem, resolvendo ser espirituoso, perguntou a seu mestre qualo lucro que poderia lhe advir do estudo da geometria.
Ideia infeliz: o mestre era o grande matemático grego Euclides, para quem geometria era coisa muito séria. E a sua resposta à ousadia foiarrasadora: chamando um escravo, passou-lhe algumas moedas e mandou que as entregasse ao aluno que a partir daquele momento deixou de ser aluno de Euclides. Esse rapaz - é preciso dizê-lo - não foi o único...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matem tico
  • Jogos Matem ticos
  • Projeto Matem Tico
  • Matem tico Arquimedes
  • Alan Turing Foi Um Matem Tico
  • S Mbolos Matem Ticos
  • Conceitos Matem ticos
  • A Import Ncia Do Saber Matem Tico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!