Etiologia e Tratamento de cicatrizes hipertróficas e quelóides em queimados

Páginas: 23 (5553 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015



TITULO
( TÍTULO EM INGLES)

Mariana Cancelli
Mayne Rodrigues Chiaparro
Michelli Carreira
Acadêmicas de Pós - Graduação da FMU - 2010

Resumo

Cicatrizes hipertróficas e queloides são duas formas de alterações cutâneas. São freqüentemente doloridas e causam prurido. Podem, ainda, resultar em comprometimento estético. O tratamento de cicatrizes hipertróficas e queloides permanecem difíceis.Queloides e cicatrizes hipertróficas são freqüentemente observadas em queimaduras, sendo estas, tipos de cicatrizações irregulares e anormais. A principal questão com ambas as condições são que as modalidades de tratamentos utilizadas hoje em dia possuem uma taxa de ocorrência inaceitavelmente alta quando aplicadas como monoterapia. Destacamos neste trabalho a fisiopatologia, clinica e manejamentode queloides, cicatrizes hipertróficas e contraturas com monoterapia e com terapias combinadas, focando principalmente a atuação fisioterapeuticas e seus tratamentos.

Palavras chaves: quelóide; cicatriz hipertrófica; queimados; funcionalidades; contraturas.


Abstract

Hypertrophic scars and keloids are two forms of excessive cutaneous scarring. They are often painful and pruritic. The managementof keloids and hypertrophic scars remains difficult. Keloids and hypertrophic scars are frequent observed in burns, these conditions are types of abnormal and irregular scarring. The main issue with both conditions is that treatment modalities used today offer unacceptable high recurrence rates when they are applied as monotherapy. We highlight the pathophysiology, clinical and management ofkeloids, hypertrophic scars and contractures with mono or combined therapy, focusing mainly the physical therapy.

Keywords: keloid; hypertrophic scar; burns; functional assessment; contractures.















Introdução

As queimaduras são lesões que atingem a pele de forma brusca decorrente de ação térmica. As queimaduras podem ser classificadas de várias formas. Uma das principais é de acordo coma profundidade da lesão. De acordo com esse sistema, encontramos os seguintes tipos:
Queimadura de Primeiro Grau: a lesão atinge apenas a camada mais superficial da pele (a epiderme), apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço e calor local. A dor é importante. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e sem proteção. Quando atinge grande parte do corpo, éconsiderada grave.
Queimadura de Segundo Grau: a lesão atinge as camadas mais profundas da pele (a chamada derme). A característica desse tipo de queimadura é a presença de bolhas. O inchaço é importante, e a dor é bastante intensa. Como ocorre perda da camada superficial da pele, que protege contra a perda excessiva de água, nesse tipo de queimadura pode ocorrer perda intensa de água e sais minerais,levando a um quadro de desidratação grave. Esse tipo de queimadura pode ser causado pela exposição a vapores, líquidos e sólidos escaldantes.
Queimaduras de Terceiro Grau: nesse tipo de queimadura, ocorre lesão de toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos, como os músculos. Curiosamente, esse tipo pode não ser doloroso, já que as terminações nervosas que geram a dor são destruídas junto com apele. A cicatrização geralmente é desorganizada, gerando cicatrizes. Comumente, requer a realização de cirurgias, com enxerto de pele retirado de outras regiões do corpo.
Queimadura de Quarto Grau: (Queimadura elétrica) envolve a completa destruição de todos os tecidos, desde a epiderme até o tecido ósseo subjacente. Este tipo de queimadura ocorre normalmente em resultado do contato com aeletricidade. Haverá uma ferida de entrada, que estará carbonizada e deprimida. Onde a eletricidade deixou o corpo, haverá também uma ferida de saída, que normalmente exibe bordas explosivas. Se a ocorrente foi forte o suficiente, também poderão ocorrer fraturas do osso subjacente.
A classificação segundo a extensão corporal atingida leva em conta a porcentagem de superfície corporal queimada. A palma da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cicatrização Hipertrófica e Quelóides: Revista Literaturaa e Estratégias de tratamento
  • Queloide (cicatriz hipertrófica)
  • Tratamento de Queimados
  • Resumo a etiologia e o tratamento da infância
  • Tratamento Básico doente queimado
  • "Aids: etiologia, clínica, diagnóstico e tratamento" Unidade de Assistência
  • Hiperestesia Dentinária: Etiologia, Diagnóstico e Formas de Tratamento
  • Etiologia e tratamento da esquizofrenia baseado nas hipóteses de neurotransmissores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!