Fisioterapia dermato funcional

Páginas: 16 (3860 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO

A fisioterapia estética, um campo da fisioterapia que é ainda novo, foi recentemente renomeada como fisioterapia dermato-funcional, e está cada vez mais em evidência. Para melhor definir essa área de atuação profissional, iniciaram-se a uma revisão bibliográfica das patologias nas quais o fisioterapeuta pode atuar como: fibroedema gelóide (celulite), estrias, linfedema, no pré epós-operatório de cirurgia plástica, queimaduras, cicatrizes hipertróficas e quelóides, flacidez, obesidade e lipodistrofia localizada. Apresentam-se também os recursos que podem ser utilizados para tratamento e prevenção dessas patologias, sendo muitos deles já de uso comum na fisioterapia.
Um conceito básico da Fisioterapia é a busca por conhecimento das reações do corpo humano diante dos estímulosque recebe, sejam estes referentes a alterações patológicas ou de resultados psíquicos e orgânicos. A Fisioterapia em si estuda o desenvolvimento e a restauração da integridade dos órgãos, e do sistema que esses compõem e suas funções. E nesse mesmo aspecto e cenário, surge a Fisioterapia Dermato-funcional.

















Sobre a Fisioterapia Dermato-funcional


AFisioterapia Dermato-funcional é a especialidade clínica que estuda os efeitos terapêuticos ocorridos nas disfunções de ordem estética, com forte característica para aplicação de uma reabilitação de suas funções. Ela abrange o estudo da atuação das funções dermatológicas de cada indivíduo, agregando ainda o conhecimento sobre a qualidade da aplicação dessas funções.
O estudo dos tecidos do ser humano, bemcomo suas melhores condições de funcionamento, fazem parte do desenvolvimento desse estudo e da técnica da Fisioterapia Dermato-funcional.
O tratamento dentro dessa área da fisioterapia visa proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida. Voltado para intervenções de tratamento facial e corporal, o tratamento feito a partir da Fisioterapia Dermato-funcional é de aplicação externa e compreendeações como a massoterapia e a endermologia. Os resultados vão além da estética e refletem ainda pelos campos da autoestima e do equilíbrio emocional do paciente.


A Fisioterapia e a estética

Historicamente há relatos de que fisioterapeutas atuam na área da estética desde meados dos anos 1970. As primeiras publicações nacionais de cunho científico surgiram no início dos anos 1990. Essadécada foi determinante para o desenvolvimento e a expansão da fisioterapia em diversos setores, inclusive na área da estética. Guirro & Guirro colocam que, a partir da observação de (alguns) recursos utilizados em estética, verificaram o domínio da fisioterapia sobre tais recursos, tanto no aspecto teórico quanto prático, quando, então, a classe começou a se interessar pelo assunto, surgindo afisioterapia aplicada à estética. A partir disso, muitos fisioterapeutas ingressaram nesta área de atuação, fato que em 1997 gerou a formação de um grupo de estudos (Comissão de Estudos em Fisioterapia Estética) organizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia (ABF), com o objetivo de justificar e apontar o papel do fisioterapeuta nesse novo campo, por meio da elaboração de um documento, submetidoposteriormente à análise do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Em novembro de 1998, foi realizado na cidade de Campinas-SP o I Congresso Brasileiro de Fisioterapia Estética, que contou com a presença aproximada de 500 congressistas, a maioria composta por profissionais fisioterapeutas atuantes neste mercado de trabalho, sendo um marco na história da Fisioterapia nacional,possibilitando a afirmação da cientificidade desta área, necessária para adquirir a respeitabilidade e a credibilidade pública


A substituição do termo “Estética” por “Dermato-funcional”


Foi idealizado e sugerido pela mesma Comissão de Estudos em Fisioterapia Estética, face às características dos pacientes queimados, mastectomizados, portadores de dermatoses, de obesidade e outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisioterapia dermato funcional
  • fisioterapia dermato funcional
  • Fisioterapia dermato-funcional
  • Fisioterapia Dermato Funcional
  • Fisioterapia dermato funcional
  • Dermato funcional (fisioterapia)
  • Fisioterapia dermato funcional
  • O que é Fisioterapia Dermato Funcional?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!