QUEST ES ORIENTADORAS EMO O

Páginas: 5 (1219 palavras) Publicado: 19 de julho de 2015
QUESTÕES ORIENTADORAS – EMOÇÃO

1. Defina emoção.
R: São reações universais presentes em todos os seres humanos e que independem de fatores culturais. O reconhecimento e as expressões emocionais são os mesmos nas diferentes culturas, mostrando seu fator filogenético.

2. Explique a emoção de acordo com a teoria de James & Lange.
R: Primeiro reagimos (fisiológicas e comportamentais) ao estímuloemocional e depois temos o sentimento da emoção porque tomamos consciência dessas respostas emocionais.

3. Explique a emoção de acordo com a teoria de Cannon & Bard.
R: Ao nos depararmos com um estímulo emocional, temos a reação emocional e o sentimento emocional acontecendo ao mesmo tempo em paralelo.

4. “Nós sorrimos porque estamos alegres”. Do ponto de vista psicofisiológico esta afirmaçãoestá correta? Explique.
R: Sim. Sorrir é uma reação emocional a um estímulo emocional que causa um sentimento emocional denominado alegria.

5. Diferencie a emoção e a linguagem quanto aos seus aspectos inatos e culturalmente determinados. Podemos dizer que as emoções sofrem influência de aspectos culturais?
R: Emoções são reações universais presentes em todos os seres humanos e que independem defatores culturais. A linguagem é uma habilidade que se desenvolve de acordo com fatores culturais.

Não, o reconhecimento e as expressões emocionais, são os mesmos nas diferentes culturas, mostrando o seu fator eminentemente filogenético.

Entretanto, há fatores culturais que modulam a expressão de emoções; p.ex., em algumas culturas é deselegante demonstrar alegria quando se ganha de alguém numjogo; em outras não se deve chorar ou demonstrar medo ou raiva (para as mulheres) em público; outro exemplo: japoneses e alemães demonstram menos a suas emoções em público do que os brasileiros, argentinos, espanhóis e italianos.

6. A ansiedade é uma emoção aprendida. Explique essa afirmação?
R: A ansiedade surge com a associação entre uma situação de risco que o animal vivenciou e o contexto(local, condições, objeto, etc) em que se deu o risco. É neste sentido que a ansiedade pode ocorrer em locais onde não há risco mas nos quais o animal vivenciou um perigo no passado.

7. Qual o papel do hipocampo nas emoções?
R: Toda situação que envolva algum tipo de conseqüência ruim para o animal, ocorre em certo ambiente ou contexto (condições de iluminação, local, presença de demais indivíduos,etc.); a associação do evento com o local de sua ocorrência é feito no hipocampo, estrutura relacionada, entre outras coisas com o reconhecimento ambiental e contextual referentes às situações.


8. Qual o papel da amígdala nas emoções?
R: O papel da amígdala nas reações emocionais é dar aos eventos ambientais um sentido em termos de reforçamento, baseado nas possíveis conseqüências (positivas ounegativas) que o evento ou situação tem para o animal; essas conseqüências são sinalizadas para o animal com base na experiência passada dele em situações semelhantes; p.ex., um animal que forrageia (busca alimento) em um ambiente no qual tenha se defrontado com um predador, apresentará ativação da amígdala toda vez que estiver frente a um animal cujas características sejam semelhantes ao predador,mesmo que o animal não indique perigo ou que o ambiente atual não seja parecido com o anterior.
Mais especificamente, a amígdala está indiretamente envolvida com o reconhecimento cognitivo referente às condições da situação, possibilidade de risco e avaliação dos fatores de risco envolvidos com a situação (p.ex., reconhecer uma feição que indique perigo ou encrenca); a amígdala também reconheceestímulos potencialmente prazerosos e benéficos para o indivíduo; é ela que avalia o caráter hedônico do estímulo (p.ex., um alimento saboroso).

9. Qual a importância do córtex orbito-frontal nas emoções. Você poderia citar exemplos clínicos dessa importância?
R: Os seres humanos são capazes de reagir não somente a suas próprias emoções, mas também às emoções dos outros; a capacidade de ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EMO ES
  • Trabalho de Psicologia Emo es
  • As Teorias Evolucionistas Das Emo Es
  • Quest Es
  • QUEST ES
  • quest es
  • Quest Es
  • Quest es

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!