QUEST ES ORIENTADORAS EMO O

1219 palavras 5 páginas
QUESTÕES ORIENTADORAS – EMOÇÃO

1. Defina emoção.
R: São reações universais presentes em todos os seres humanos e que independem de fatores culturais. O reconhecimento e as expressões emocionais são os mesmos nas diferentes culturas, mostrando seu fator filogenético.

2. Explique a emoção de acordo com a teoria de James & Lange.
R: Primeiro reagimos (fisiológicas e comportamentais) ao estímulo emocional e depois temos o sentimento da emoção porque tomamos consciência dessas respostas emocionais.

3. Explique a emoção de acordo com a teoria de Cannon & Bard.
R: Ao nos depararmos com um estímulo emocional, temos a reação emocional e o sentimento emocional acontecendo ao mesmo tempo em paralelo.

4. “Nós sorrimos porque estamos alegres”. Do ponto de vista psicofisiológico esta afirmação está correta? Explique.
R: Sim. Sorrir é uma reação emocional a um estímulo emocional que causa um sentimento emocional denominado alegria.

5. Diferencie a emoção e a linguagem quanto aos seus aspectos inatos e culturalmente determinados. Podemos dizer que as emoções sofrem influência de aspectos culturais?
R: Emoções são reações universais presentes em todos os seres humanos e que independem de fatores culturais. A linguagem é uma habilidade que se desenvolve de acordo com fatores culturais. Não, o reconhecimento e as expressões emocionais, são os mesmos nas diferentes culturas, mostrando o seu fator eminentemente filogenético.

Entretanto, há fatores culturais que modulam a expressão de emoções; p.ex., em algumas culturas é deselegante demonstrar alegria quando se ganha de alguém num jogo; em outras não se deve chorar ou demonstrar medo ou raiva (para as mulheres) em público; outro exemplo: japoneses e alemães demonstram menos a suas emoções em público do que os brasileiros, argentinos, espanhóis e italianos.

6. A ansiedade é uma emoção aprendida. Explique essa afirmação?
R: A ansiedade surge com a associação entre uma situação de risco que o animal vivenciou e o contexto

Relacionados