ETICA E SER SOCIAL

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Conforme nossa análise, a gênese da ação ética é dada pela liberdade, compreendida ontologicamente como uma capacidade humana inerente ao trabalho, tomado como práxis. Vimos que o trabalho põe emmovimento as capacidades essenciais do gênero: a sociabilidade, a consciência, a universalidade e a liberdade.


O desenvolvimento da sociabilidade institui novas necessidades, dentre elas a moral.Nas condições da sociedade burguesa, ela é alienada. Nesse sentido ela expressa um dos antagonismos da sociedade moderna: o antagonismo entre a liberdade e o campo das necessidades, fundado nasdeterminações socioeconômicas e objetivado através das normas.



Considerada do ponto de vista ontológico, a moral é uma mediação potencialmente capaz promover uma individualidade livre. A liberdade é,ao mesmo tempo, capacidade de escolha consciente dirigida a uma finalidade, e, capacidade prática de criar condições para a realização objetiva das escolhas, para que novas escolhas sejam criadas. Porisso, liberdade, necessidade e valor vinculam-se ontologicamente. Como as demais capacidades essenciais do ser social, a liberdade pressupõe uma objetivação concreta.



Como possibilitador daliberdade, o trabalho é uma atividade potencialmente livre, isto é, ele põe as condições para a liberdade na medida em que permite o domínio do homem sobre a natureza, o desenvolvimento multilateral desuas forças produtivas. Para que o trabalho se efetive como atividade livre é preciso que se realize como atividade criadora. A partir das condições postas pelo trabalho, a liberdade assume, então,dois significados: é liberdade – de algo e – para algo.



A liberdade, entendida como liberdade de algo, existe como negação dos seus impedimentos. Liberdade é, portanto, superação de entraveshistóricos as objetivações essenciais do ser social.



O trabalho é a atividade fundante da liberação do homem; a liberdade é uma capacidade inseparável da atividade que a objetiva.



Esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexão do ser social e a ética na sociedade moderna
  • O SER HUMANO É UM SER SOCIAL
  • O Ser Humano Um Ser Social
  • ser social
  • O que representa a Ética profissional e qual a importância da Ética no Serviço Social? Pontue característica que pode ser...
  • Ser Social
  • Ser social
  • ser social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!