Futsal adaptado para deficientes visuais

Páginas: 17 (4150 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA






Thaís Rodrigues Silva






FUTSAL ADAPTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS








SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013

RESUMO


Este trabalho tem como objetivo apresentar a modalidade de esporte Futsal Adaptado para Deficientes Visuais, além de abordar todas as dificuldades e preconceitos já enfrentados pelospraticantes do esporte, bem como as melhorias e adaptações feitas para garantir o ingresso dos interessados pelo mesmo uma realidade.
Graças ao esforço inicial dos principais personagens deste tema: os deficientes visuais, que muito brigaram para conquistarem seu espaço no esporte e também com a ajuda de muitos institutos especializados que destinam melhorias para tornar a práticaainda mais evoluída, segura e conhecida, o esporte conseguiu tomar grande proporção e passou a ser conhecido em diversos países, além de se tornar esporte Olímpico nas Olimpíadas de 2004 em Atenas.

Palavras-Chave: deficientes visuais; adaptado; esporte.
















LISTA DE ILUSTRAÇÕES

ANEXO 1 Esquema e marcações dequadra.......................................................................13
ANEXO 2 Sinalizações.......................................................................................................24

ÍNDICE

PROBLEMÁTICA 6
1- INTRODUÇÃO
8
2- FUTSAL ADAPTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS 9

2.1 – HISTÓRIA
9
3- FUTEBOL DE CINCO
10
3.1 – PRINCIPAIS ADAPTAÇÔES
10
3.2 –CLASSES DO FUTEBOL DE CINCO
11
6.2 - INFRAÇÕES 17
6.3.1 - EQUIPAMENTO PARA JOGADORES DA CLASSE B1 18
7- ÁRBITRO 18
10- BOLA EM JOGO OU FORA DE JOGO
22


12- FALTAS E COMPORTAMENTO ANTIDESPORTIVO
22
JUSTIFICATIVA 25
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26























PROBLEMÁTICA


Preconceito e exclusão das pessoas “comuns” contraos deficientes visuais na prática do esporte, até surgirem as adaptações necessárias para que os mesmos pudessem passar a fazer parte da prática, ganhando o espaço desejado e se tornando conhecidos nos países a que pertencem.















HIPÓTESE

A sociedade de praticantes do esporte que não possuem deficiências visuais, excluía ou praticava algum tipo de preconceito com osportadores da deficiência, sem permitir que participassem de atividades relacionadas ao Futebol, até se criarem adaptações necessárias para a prática do esporte pelos deficientes visuais.


















1- INTRODUÇÃO


Baseado no futebol de salão ou Futsal, o Futsal para Cegos, é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipes, que podem ser compostas por5 jogadores, sendo 4 em linha e um goleiro. Este esporte, exige grande esforço físico, já que todos os jogadores que estão em campo, permanecem todos os períodos correndo, além de exigir grande capacidade de concentração, por ser praticado em campo pequeno, onde ao haver falha de um dos elementos, as balizas são colocadas em perigo. Porém, ao mesmo tempo, ao exigir tanto de seus praticantes, omesmo também proporciona diversos benefícios como: o aumento do bem-estar físico, amplitude de movimentos, coordenação global, dissociação de movimentos, capacidade respiratório e cardiovascular.
Apesar de todos os preconceitos existentes, os deficientes visuais vêem ganhando espaço na prática do esporte e brigando por seus direitos. Hoje o esporte é conhecido também mundialmente e abrecompetições em diversos países, além de fazer parte das Olimpíadas.











2- FUTSAL ADAPTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS

2.1 – HISTÓRIA

Todos sabem, que o futebol é um dos esportes mais populares do mundo. Por conta disto, ele foi expandido, fazendo com que a FIFA possua hoje em dia um grande número de afiliados.
O esporte além de atingir de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • futsal para deficientes visuais
  • Jogo cooperativo adaptado para deficientes visuais
  • Regras do V lei Adaptado para Deficientes Visuais
  • Deficientes visuais
  • DEFICIENTE VISUAL
  • Deficiente Visuais
  • Deficientes visuais
  • deficientes visuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!