futsal
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil.
O acesso ao esporte pelos indivíduos portadores de deficiência, não foge a esta regra, sempre foi limitado por barreiras estruturais, de equipamentos e, essencialmente, de ordem social.
Dessa forma, é necessário que nossa sociedade passe por uma transformação com novos pensamentos referentes às Pessoas Portadoras de Deficiências. As mesmas não devem ser julgadas de incapazes, mas sim incluídas, para que demonstrem que possuem capacidades muito mais desenvolvidas que as da "sociedade normal".
O foco deste estudo está centrado no Deficiente Visual que apresenta dificuldades na locomoção devido ao fato de sua visão ser insuficiente, e não existindo cura, a falta da visão acaba afetando o convívio social.
A integração ocorre através de meios próprios desenvolvidos para comunicação, como é o caso do método Braille para escrita e leitura.
A educação física através dos esportes adaptados é uma ferramenta importantíssima e necessária para auxiliar o desenvolvimento das capacidades das pessoas deficientes. O futsal para os deficientes visuais é uma alternativa que proporciona desenvolvimentos de habilidades que ajudarão no seu dia a dia.
Nesse sentido, pretende-se através deste estudo transversal de cunho qualitativo e descritivo, verificar os benefícios que o futsal proporciona em indivíduos deficientes visuais.
Acredito ser imprescindível aumentar o número de pesquisas nessa área, ampliando o campo de conhecimento e servindo de referenciais para que os profissionais da área da Educação Física Adaptada possam planejar melhor seus procedimentos destinados a atender este público.
Ainda que modestamente, levando em consideração as suas limitações, este estudo pretende contribuir com mais informações referentes ao tema proposto.
Pesquisas sobre o tema