etapa 3 e 4 atps

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
5. ETAPA 3 – Parafusos de Potência
4.1. PASSO 1 – Comparação de Parafusos de Potência e Comuns.
Parafuso de Potência
O parafuso de potência ou parafuso de transmissão é um dispositivo utilizado em máquinas para transformar um movimento angular em movimento linear. São exemplos de aplicações do parafusos de potência, o fuso do torno, a movimentação do mordente de uma morsa, o sistema deacionamento de um macaco ou prensa mecânica.

Comportamento das forças no parafuso de potência
A figura 9 apresenta um parafuso de potência de rosca direita sendo utilizado para elevar ou descer cargas. Para elevar a carga gira-se o parafuso no sentido contrário ao filete da rosca e para abaixar, gira-se para a direita, no sentido da inclinação do filete.

O diagrama de forças foi obtidodesenvolvendo se o filete de rosca, formando um triângulo retângulo de catetos πdm (diâmetro médio) e l (avanço da rosca). O avanço é igual ao passo (p) para a rosca de uma entrada, igual a dois p para duas entradas e assim sucessivamente. 
Parafusos Comuns
O parafuso é uma peça metálica ou feito de matéria dura (PVC, plástico, vidro, madeira, entre outros), emformato cônico ou cilíndrico, sulcada emespiral ao longo de sua face externa e com a sua base superior adaptada a diversas ferramentas de fixação (cabeça do parafuso), como chave de fenda ou demais modelos: Phillips ou Estrela, Pozidriv, Torx, Allen, Robertson, Tri-Wing, Torq-Set e Spanner. Sua cabeça também pode ser quadrada ou sextavada para ser utilizada por chave de boca ou chave inglesa.
O parafusos tem por finalidade ser o elementode fixação de duas ou mais superfícies, combinadas ou em junções diferentes, como a madeira, parede de alvenaria (neste caso com a utilização de bucha de fixação), chapas metálicas ou numa matriz de matéria pouco dura ou dura, podendo associar o uso de porcas ou através do efeito combinado de rotação e pressão (penetração por progressão retilínea) em um orifício destinado exclusivamente pararecebê-lo, sulcado em sentido contrário ao espiral ou não.
Mecanicamente o parafuso é um órgão que tem por fim transformar um movimento de rotação em torno do seu eixo num movimento de translação segundo esse eixo. O sistema parafuso é formado por duas peças que se moldam perfeitamente uma na outra: o parafuso propriamente dito, e a porca.

.
Estrutura e aplicação
A função do parafuso como item deconstrução ou acessório de máquinas pode ser a de peça de ligação, de mecanismo cinemático como transformador de movimento ou como multiplicador de esforços. No primeiro caso, isto é, como peça de ligação, o parafuso vem roscar-se na porca que pode ser uma das peças aligar (ligação de peças de estrutura ou peças de máquinas). No caso de transformação de movimento, uma das peças, a porca ou oparafuso, é fixa, deslocando-se a outra, pelo movimento de rotação dado, numa trajetória retilínea, o que é aproveitado para transmitir, então esse movimento ao ponto de aplicação; é o caso de abertura ou fecho de uma válvula de corrediça, do comando de alavancas, das prensas por parafusos, etc.
A redução dos esforços por intermédio de parafuso pode-se obter de forma igual se houver transformação demovimentos, como nos casos atrás apontados, ou por meio de uma jogo de engrenagens especiais: parafuso sem-fim e roda dentada, em que o movimento de rotação do parafuso é transmitido, de multiplicado, ao veio da roda dentada, situado num plano perpendicular ao eixo do parafuso. Chama-se passo do parafuso a distância compreendida entre dois pontos consecutivos de um filete sobre a mesma geratriz docilindro onde o filete está inscrito, medida sobre essa geratriz e que corresponde ao deslocamento do parafuso no sentido do eixo para uma rotação completa daquele.
Chama-se coroa da rosca a parte mais saliente do filete e fundo da rosca a parte mais reentrante; a distância entre estes dois pontos medidos num plano perpendicular ao eixo é a profundidade da rosca. No respeitante à forma do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS etapa 3 4
  • Etapas 3 E 4 Atps
  • Atps etapa 3-4
  • ATPS Etapas 3 E 4
  • atps etapa 3 e 4
  • ATPS ETAPA 3 E 4
  • ATPS ETAPA 3 E 4
  • etapa 3 e 4 atps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!