Estudo Dirigido

Páginas: 6 (1453 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
1) A educação é uma ferramenta fundamental para qualquer governante, ela pode ser genuína ou ser apenas uma opressão disfarçada. A educação em si tem o papel nobre de disseminar o conhecimento, de igualar as condições de uma sociedade, dando a todos a condição de se destacar, porém não é exatamente assim que funciona. Apesar desse nobre papel a educação geralmente é deixada de lado, já que não éinteresse dos mais poderosos ter uma população crítica.
2) A educação deve ser democrática e laica, para isso é preciso que as pessoas escolham o que estudar.
Proposta 1: Deixar as grades de matérias de escolas do ensino médio e fundamental “Abertas” para que os alunos e seus pais tenham o direito de escolher o que estudar, garantindo assim a liberdade da escolha do que aprender.
Proposta 2:Transformar as matérias religiosas em algo que não idealize as pessoas, mas que somente as ensinam o que cada uma defende. Deve-se também buscar matérias voltadas ao ensino humano e comportamental.
Assim perceberemos mudanças que farão da nossa sociedade madura.
3) É uma critica política. Temos no Brasil algumas coisas que não podem ser consideradas menos que absurdo. Concordo plenamente com avisão do autor da charge, ele critica a forma que é escolhida os administradores dos nossos departamentos mais importantes. Na educação não temos alguém da área comandado, na saúde o mesmo, entre outros. O que podemos concluir é que no Brasil os interesses individuais e políticos superam a necessidade da comunidade.
1) A constituição de 1988 é um marco da redemocratização política no Brasil, e foiconstruída através da participação popular. Podemos perceber que pelo fato do Brasil ser equivocadamente considerado um país democrático, a população tornou-se acomodada com certas atitudes de nossos governos. Para que a população participasse e produzisse novas conquistas, seria necessário tará-la da posição de conforto, ou seja, faz-se necessário que se abram os olhos do povo, pois somente assimos cidadãos se sentiriam desconfortáveis e sairiam as ruas.

2) A primeira das questões que impedem o povo de sair as ruas é a miséria. Sobre isso podemos simplesmente dizer que o povo que vive nessa situação tem muito que se preocupar com a sobrevivência e menos com a situação política do país.
A segunda é "constante temor à violência", quanto a isso posso afirmar que as pessoas se sentemreprimidas e até certo ponto, amedrontadas de lutar por seus direitos, porque quando não são os bandidos que nos reprimem são as autoridades.
Essas duas situações são grandes barreiras para o desenvolvimento democrático do país.

3) A uma condição transitória, já que o portador desses direitos devem ser dotados de razão. Alguém que é portador em determinado momento, poderá não mais ser em outroinstante, depende da capacidade de tomar decisões segundo os seus interesses, fazendo com que essa situação não seja permanente.

Renato
1) É necessário tirar a população brasileira da posição de conforto na qual se encontra, passamos por um intenso e traumatizante processo de redemocratização, talvez por isso tenhamos medo de sair as ruas e fazer valer novamente a força de uma populaçãoincomodada.
2) Eu diria que a necessidade de sobrevivência neste país é o principal empecilho de um movimento verdadeiro, assim como a repressão que podemos sofrer caso nos viremos contra a “democracia” brasileira, poderia citar inúmeros fatores, mas esses dois são os maiores.
3) Eu diria que não é uma condição permanente, já que um ser dotado de razão hoje, pode ao ser no futuro. Essa condição vaidepender da capacidade de escolha segundo os próprios interesses.

Jameson
1) Tivemos alguns marcos durante nossa história, um deles foi a constituição de 1988, que teoricamente nos deu liberdade democrática. Sem duvidas há uma grande necessidade de algo novo no cenário político nacional, algo que tire a massa do sofá e os leve para rua.
2) A população brasileira é sem cultura, sem poder de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • Estudo dirigido
  • Estudo Dirigido
  • Estudo dirigido
  • estudo dirigido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!