Estudo de Caso

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

ESTUDO DE CASO
GERDAU AÇOS LONGOS S.A.







Empresa Global em Siderurgia e Mineração líder no segmento de aços longos das Américas e a principal fornecedora de aços especiais no mundo.
Os produtos da empresa atendem diversos setores como construção civil, indústria, automotivo, agropecuário, etc.
Preocupada em atender as necessidades do mercado com produtos e serviços de qualidadeque agreguem valor aos negócios de seus clientes.
Com essa filosofia a empresa tem feito à estratégia com base na rentabilidade dos produtos, analisando o mercado, economia e concorrentes investindo forte em novos produtos e tecnologias.
Dessas ações a empresa decidiu investir em um novo segmento, o de aços planos onde a demanda e rentabilidade vêm crescendo.
Além de desenvolver novos produtosela tem buscado a autossuficiência em minério de ferro, com investimentos para aumentar a capacidade interna, reduzindo custos em todo o processo produtivo do aço, disponibilizando um produto de qualidade a um preço mais baixo para o mercado.
Um fator positivo é o preço baixo que é atrativo em um ambiente tão competitivo como o do aço. Não é só preço que vem influenciando a decisão doscompradores e engenheiros, a qualidade, normas, assistência técnica, serviços diferenciados e a preocupação com o meio ambiente em todo o processo produtivo também tem um grande peso na hora de decidir por qual marca escolher.
Atualmente, o cenário da indústria do aço passa por dificuldades econômicas, o excesso de capacidade instalada mundial, custo crescente de matérias primas, alta carga tributária,pouco investimento do governo, logística cara e a ação de países como a China que trabalha com a desvalorização da moeda com políticas cambiais e subsídios, conturba o mercado brasileiro.
O excedente de capacidade instalada mundial já está em 545 milhões de toneladas, que é um dos maiores problemas enfrentados pelas siderúrgicas, nos próximos anos o número deve continuar a aumentar.
O custo damatéria prima tem impacto direto no lucro liquido da empresa, os preços que mais impactam são o minério de ferro, carvão mineral e ferro gusa.
A carga tributária no Brasil é enorme em comparação com o resto do mundo, fazendo com que os nossos produtos não sejam competitivos comparados a outros países.
O Brasil investe 2% do PIB em infraestrutura, que apenas é suficiente para compensar a depreciaçãoe o crescimento populacional, enquanto que países como a China investem 40%.
Diante desse contexto mercadológico o cenário é desafiador, assusta e exige da empresa uma grande austeridade em custos, posicionamento forte nos mercados em que atua e busca incessante de parceria e fidelização dos clientes atuais e desenvolvimento de novos de maneira sustentável.
Para que consiga trabalhar com sucessoem sua base de clientes é fundamental a empresa nesse momento checar e reavaliar sua estratégia de segmentação e posicionamento.
Em sua estratégia de segmentação, a Gerdau está definida diante de 2 principais prismas.
Primeiramente uma segmentação comportamental onde as variáveis são principalmente os volumes negociados, natureza de atividade onde podemos destacar: distribuidores, indústria,construtoras e consumidores finais, a principal distinção para diferenciação dos grupos e segmentação é o preço e estratégias de propaganda, seja ela em massa para fixação da marca até propagandas especificas em pontos de venda visando apoio ao distribuidor.
Outra vertente de segmentação bem presente na empresa é a demográfica. Nesse ponto podemos destacar maiores ações de propaganda e maiorpresença de produtos divididos conforme alguns exemplos: centros com maior industrialização consequente maior presença de perfis comerciais e linha de indústria, assim como maior especialização no atendimento técnico, regiões onde a base da economia é a pecuária ou agricultura, maior participação em eventos especializados, criação de produtos “ampliados” de acordo com as necessidades especificas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DE CASO: “CASO PINHEIRINHO”
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • Estudo de caso
  • estudo de caso
  • Estudo de caso
  • ESTUDO DE CASO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!